O PROGRAMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO ELETRÔNICA (PAI-e): promovendo o uso das fontes de informação eletrônica na Universidade Estadual de Campinas <em> ELECTRONIC INFORMATION ACCESS PROGRAM (PAI-e) </em>

Autores

  • Danielle Thiago Ferreira Unicamp
  • Gislaine Melo de Lima
  • Regina Aparecida Blanco Vicentini

Resumo

O trabalho relata a experiência do Programa de Acesso à Informação Eletrônica (PAI-e), serviço oferecido pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp que tem como objetivo gerenciar e promover o uso das fontes de informação em meio eletrônico (Bases de Dados, Periódicos Eletrônicos, Bibliotecas Digitais, e-Books). Relata os serviços oferecidos, como o Portal do PAI-e, desenvolvido para dar acesso à comunidade ao acervo eletrônico da Universidade e os programas de capacitação a comunidade científica, instituindo como meta a integração do Programa com disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, com o objetivo de capacitar a comunidade discente para o uso das fontes de informação eletrônica de forma direcionada às áreas do conhecimento, e em consonância com a disciplina Metodologia da Pesquisa. Reafirma a importância da mediação do bibliotecário nesta parceria, pois proporcionará ao pesquisador/ aluno um aprendizado investigativo, incorporando técnicas e métodos da pesquisa científica no uso da informação para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

THIAGO FERREIRA, Danielle; LIMA, Gislaine Melo de; VICENTINI, Regina Aparecida Blanco. O PROGRAMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO ELETRÔNICA (PAI-e): promovendo o uso das fontes de informação eletrônica na Universidade Estadual de Campinas <em> ELECTRONIC INFORMATION ACCESS PROGRAM (PAI-e) </em>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 136–147, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2303. Acesso em: 28 mar. 2024.