Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0504

Palavras-chave:

inteligência artificial, tecnologias, competência digital, docente

Resumo

A inteligência artificial (IA) é uma área da computação que desde a sua origem preocupa-se com a manipulação dos computadores de forma inteligente, ou seja, em fazer com que possuam capacidades e habilidades que antes cabiam aos seres humanos. Nesse sentido, é importante que o docente, como facilitador da aprendizagem, faça o uso dessa inteligência de modo a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interativo e colaborativo, assim como divulgar informações relevantes aos seus alunos de acordo com os seus interesses e anseios. O presente trabalho propõe-se a refletir sobre os desafios para o desenvolvimento das competências docentes no uso da IA e tecnologias na educação em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com objetivo de auxiliar os profissionais da educação, especificamente os docentes, no desenvolvimento de competências para o uso da IA na educação. Para a recolha de dados, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental. Em Moçambique, a IA ainda é um grande desafio para todos os setores, inclusive para a educação, destacando-se a inexistência dos sistemas educacionais que se utilizam das tecnologias da IA, a inexistência de infraestruturas adequadas para suportar essa tecnologia, o acesso limitado à Internet e a falta de docentes qualificados para o seu uso. Assim, considera-se o estabelecimento de parcerias com os outros países que já tenham implementado a IA na educação como suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como uma estratégia para a materialização deste processo, e capacitação dos docentes com vista ao desenvolvimento de competências digitais para o uso da IA.

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Biografia do Autor

Joana André Machuza Matenga, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Ciêcias da Educacao pela Universidade Eduardo Mondlane - UEM, Moçambique. Doutoranda em  Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Assistente Universitária na Escola Superior de Jornalismo - ESJ, Moçambique.

Cecílio Merlotti Rodas , Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

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Publicado

2024-04-12

Como Citar

MATENGA, Joana André Machuza; RODAS , Cecílio Merlotti. Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0504, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0504. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22990. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

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