SABERES DOCENTES E INCLUSÃO: um estudo sobre a construção de saberes na prática profissional <EM> TEACHERS’ KNOWLEDGE AND INCLUSION: a study of the construction of knowledge in professional practice </EM>

Autores

  • Maria Isabel da Cunha Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Gisele Palma Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luciana Backes UNiversidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maisa Beltrame Pedroso Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ancila Dall’Onder Zat Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

RESUMO: As demandas atuais estão exigindo dos professores a construção de saberes não experienciados culturalmente por eles em suas trajetórias escolarizadas. Esses saberes exigem mobilizações teórico-práticas inusitadas, mesmo que compreendidas como necessárias. É o caso dos desafios propostos pelas políticas de inclusão, que postulam a presença de todas as crianças e adolescentes na escola comum, ainda que apresentem necessidades especiais. Como os professores vêm enfrentando esse desafio? Como constroem os saberes profissionais para responder ao proposto? Qual é o papel da escola e sua cultura no sucesso dessa política? Essas questões mobilizaram este estudo, focado numa escola pública de séries inicias, em um município do sul do Brasil. Foram usados os princípios da pesquisa qualitativa no diálogo com as professoras. Os resultados indicam que os desafios da prática são produtores de novos saberes, mas que só se constituem com bases teóricas num ambiente escolar que estimula o estudo e a existência de um projeto pedagógico escolar também inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel da Cunha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora titular aposentada da Universidade Federal de Pelotas onde foi Pró Reitora de Graduação e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação. Possui mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS e doutorou-se em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem estudos de pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Dedica-se, enquanto pesquisa, à área da formação de professores e à pedagogia universitária. Possui diversos livros, capítulos e artigos publicados. Entre eles é possível destacar O bom professor e sua prática, resultado de sua tese de doutorado. Participou da Comissão Nacional que produziu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Gisele Palma, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da UNISINOS.

Luciana Backes, UNiversidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da UNISINOS.

Maisa Beltrame Pedroso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da UNISINOS.

Ancila Dall’Onder Zat, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

DA CUNHA, Maria Isabel; PALMA, Gisele; BACKES, Luciana; PEDROSO, Maisa Beltrame; ZAT, Ancila Dall’Onder. SABERES DOCENTES E INCLUSÃO: um estudo sobre a construção de saberes na prática profissional <EM> TEACHERS’ KNOWLEDGE AND INCLUSION: a study of the construction of knowledge in professional practice </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 48–61, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2227. Acesso em: 19 mar. 2024.