O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL <em> THE TEACHING OF HISTORY AND THE DIGITAL COMMUNICATION TECHNOLOGIES </em>

Autores

  • Iandra Pavanati UDESC, UFSC, INESA
  • Kariston Pereira UDESC, UFSC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC

Resumo

Dada a importância das Tecnologias de Comunicação Digital – TCD no cotidiano dos estudantes nascidos a partir da década de 1990 (nativos digitais), objetiva-se investigar a sua influência no ensino de História. Pesquisadores destas tecnologias revelam aspectos pertinentes à educação na cibercultura, caracterizando esta última como campo hipermidiático e hipertextual. São considerados três olhares distintos sobre o papel das TCD no espaço educacional: num extremo o grupo de autores entusiastas das suas possibilidades de utilização pedagógica; no outro extremo há o grupo que as evita percebendo os riscos de sua utilização e por fim, há um terceiro grupo que defende uma apropriação crítica destas tecnologias. Considerando que as TCD influenciam no perfil cognitivo das gerações de nativos digitais, optamos por defender a postura do grupo de autores que reconhece o potencial destas tecnologias como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Argumenta-se como mais apropriada, portanto, a visão do terceiro grupo de estudiosos, apresentando as TCD como um caminho possível para que os professores de História, na condição de imigrantes digitais, possam recompor o diálogo com seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Pavanati, UDESC, UFSC, INESA

Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC; Mestre em Educação/UFSC; Historiadora/UDESC; Professora DQMC/UDESC e INESA, Joinville/SC.

Kariston Pereira, UDESC, UFSC

Doutorando - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC; Professor DCC/UDESC.

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPEGC/UFSC.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL <em> THE TEACHING OF HISTORY AND THE DIGITAL COMMUNICATION TECHNOLOGIES </em>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 148–165, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2052. Acesso em: 28 mar. 2024.