ASPECTOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NA PROVÍNCIA DA BAHIA DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI <em> PUBLIC SECURITY ASPECTS IN THE PROVINCE OF BAHIA DURING THE PARAGUAYAN WAR </em>

Autores

  • Osvaldo Silva Felix Junior Colégio Militar do Salvador

Resumo

Este artigo visa dar conhecimento de aspectos peculiares da evolução da segurança pública durante a participação da província da Bahia na chamada Guerra do Paraguai. Entre 1865 e 1870, a Bahia esteve apoiando o Império Brasileiro no combate ao exército de Solano López. O apoio se deu efetivamente em pessoal. Segundo os dados do governo provincial, mais de 17 mil homens seguiram para a complementação das tropas do Exército Nacional e da Armada. O primeiro contingente a seguir foi o Corpo de Polícia da Capital, responsável pelo policiamento de Salvador e do Recôncavo Baiano. A ida desse Corpo gerou alterações no cotidiano da segurança pública da província, exigindo do governo medidas políticas e administrativas, necessárias para equacionar a situação. Palavras-chave: História. Bahia. Segurança Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

FELIX JUNIOR, O. S. ASPECTOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NA PROVÍNCIA DA BAHIA DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI <em> PUBLIC SECURITY ASPECTS IN THE PROVINCE OF BAHIA DURING THE PARAGUAYAN WAR </em>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 166 - 178, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1858. Acesso em: 1 jul. 2022.