Preservação sistêmica de documentos arquivísticos digitais: uma perspectiva holística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020244

Resumo

A preservação de documentos digitais tem sido um tema de constante discussão na literatura científica. Consequentemente, diversas estratégias e métodos vêm sendo empregados a fim de garantir o acesso em longo prazo. No âmbito da Arquivística tem-se discutido sobre os sistemas informatizados responsáveis por gerenciar e preservar tais documentos. Igualmente, a reformulação de conceitos como as cadeias de custódia e de preservação trazem novos questionamentos. Dessa forma, tem-se por objetivo discutir a abordagem sistêmica da preservação digital, pautada em normas e padrões amplamente aceitos, aliados à visão holística do ciclo de vida dos documentos arquivísticos, para, assim, planejar a preservação já na fase da gestão de documentos. Para apoiar o ponto de vista apresentado neste artigo, utiliza-se um levantamento bibliográfico composto por livros, publicações técnicas, leis e artigos científicos. Observa-se que os ambientes de gestão e preservação devem manter níveis de interoperabilidade para adicionar confiança às transferências e recolhimentos. Com isso, mantém-se uma cadeia de custódia ininterrupta, que irá assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos. Sendo assim, entende-se que a abordagem holístico-sistêmica permite compreender a visão macro do sistema de arquivos, e assim, identificar a legislação, as normas e os padrões envolvidos.

Palavras-chave: Preservação sistêmica. Documentos digitais. Arquivística. Cadeia de custódia. Cadeia de preservação. Confiabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Fabiana Ciocheta Mazuco , Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis-RS

Mestra em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Arquivista do Arquivo Público Municipal de São Francisco de Assis-RS.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca - USAL. Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

MACHADO DOS SANTOS , Henrique; CIOCHETA MAZUCO , Fabiana; FLORES, Daniel. Preservação sistêmica de documentos arquivísticos digitais: uma perspectiva holística . PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 244–271, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020244. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17401. Acesso em: 28 mar. 2024.