HERMENÊUTICA E LITERATURA: aportes para a interpretação e compreensão do mundo<em>HERMENEUTIC AND LITERATURE: contribution for the interpretation and understanding of the world</em>

Autores

  • Sirlene Corrêa Cristófano Universidade do Porto / Portugal

Resumo

O artigo pretende conceituar Hermenêutica e mostrar como alguns filósofos nos orientam sobre o sentido, a interpretação e compreensão de qualquer texto literário; tem por objetivo apresentar a literatura infanto-juvenil e sua importância para a construção de novas ideias, nova visão de mundo e  abordar a hermenêutica de Paul Ricoeur como base metodológica para a análise e compreensão deste tipo de literatura na escola.
Palavras-Chave: Hermenêutica. Literatura. Educação.

Abstract
We will try to conceptualize Hermeutic and to show how some philosophers orientate us on the sense of interpretation and understanding of any text; we will present the children's literature and their importance for the construction of new ideas and also we will board the Hermeutic of the Paul Ricoeur like methodical base for the analysis and understanding of this type of literature in the school.
Keywords: Hermeutic. Childish literature. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Corrêa Cristófano, Universidade do Porto / Portugal

Sirlene Cristófano é actualmente Doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartes, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Portugal. Possui Pós-Graduação em Literatura pelo Centro Universitário UNIFIEO, em Osasco (2002). Formada em Letras pelo Centro Universitário UNIFIEO, em Osasco (2001). Tem experiência na área da Educação desde 1988. Actua principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicanálise, Literatura, Antropologia do Imaginário e Simbologia.

Downloads

Publicado

2010-09-09

Como Citar

CORRÊA CRISTÓFANO, S. HERMENÊUTICA E LITERATURA: aportes para a interpretação e compreensão do mundo<em>HERMENEUTIC AND LITERATURE: contribution for the interpretation and understanding of the world</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 73 - 86, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1604. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua