Leituras de narrativas audiovisuais e questões de gênero

Autores

  • Analice Dutra Pillar Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0002

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais., Leitura audiovisual., Questões de gênero, Infância., Mídia.

Resumo

Este texto é parte de reflexões realizadas em anos de pesquisas sobre leituras de produções audiovisuais em que procuramos elaborar uma proposta de leitura audiovisual para a educação a partir dos estudos sobre leitura de imagens de Ana Mae Barbosa, María Acaso, Arthur Efland, Kerry Freedman, Patricia Stuhr, Fernando Hernández e com os aportes da semiótica discursiva, em especial os estudos de Eric Landowski, Ana Silvia Médola, Yvana Fechine, Nilton Hernandes, Lucia Teixeira, Ramalho e Oliveira sobre apreensão de efeitos de sentido em criações visuais e sincréticas. Tais estudos proporcionaram subsídios teóricos e metodológicos para compreender os sentidos que os procedimentos que articulam as diferentes linguagens nestas produções possibilitam. Em nossas pesquisas procuramos construir uma proposta de leitura audiovisual para a educação e realizá-la em diferentes contextos e níveis de ensino, seja na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino superior, de modo a aprimorá-la. Apresentaremos, a seguir, alguns princípios da proposta de leitura através da análise do filme publicitário Coleção Era uma vez...Outono/Inverno 2014 Gabriela Aquarela, com foco nos efeitos de sentido que os procedimentos de montagem criam e nas significações que um grupo de estudantes universitários de um curso de formação de professores fez dessa criação. Os resultados apontam algumas rotas para análise de produções audiovisuais na educação.

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Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes pela USP e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM). É Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais, Leitura de Imagens, Leitura de Produções Audiovisuais.

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Publicado

2024-03-03

Como Citar

PILLAR, Analice Dutra. Leituras de narrativas audiovisuais e questões de gênero. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–32, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0002. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24573. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática