Talvez seja mentira: estudos sobre narrativas fotográficas ficcionais na Arte Contemporânea

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234611252019266

Mots-clés :

fotografia, narrativa, ficção

Résumé

Essa pesquisa visa esclarecer o significado da fotografia cinematográfica contemporânea, localizando-a no espaço-tempo social, baseada nos textos de autores como Charlotte Cotton, Vilém Flusser e outros emprestados de diversas áreas do conhecimento como a comunicação, a literatura e a antropologia, porém, preocupados em tratar da narrativa ficcional e da interpretação simbólica. As ideias são sustentadas principalmente sobre o tripé: ficção, narrativa e interpretação, destacando a construção identitária, a participação do modelo e do público na interpretação de um trabalho e outros recursos característicos da narrativa visual que podem ser utilizados pelo autor como forma de aproximação com o receptor. Ao longo do texto, apontamos algumas obras, sobre as quais tecemos considerações a cerca da narrativa e processo de criação, a fim de exemplificar os conceitos discutidos. Como resultado da pesquisa, inserimos alguns trabalhos autorais, desenvolvidos sob o manto dos conceitos discutidos.

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Biographie de l'auteur

Havane Maria Bezerra de Melo, Université de brasilia

outoranda em artes visuais, vinculada ao PPGAV-UnB, bolsista CAPES. Mestre em Comunicação pela UnB. Bacharel em direito pela UFPE. Artista visual, fotógrafa e designer gráfico. Essa pesquisa foi desenvolvida com bolsa auxílio fornecida pela CAPES.

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Publiée

2019-09-01

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MELO, Havane Maria Bezerra de. Talvez seja mentira: estudos sobre narrativas fotográficas ficcionais na Arte Contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 266–284, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019266. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12491. Acesso em: 19 mai. 2024.

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