Apresentação

Dossier Prof-Artes Fundamentos Teóricos da Arte na Educação

Autores

  • André Carreira
  • Éliton Pereira
  • Rita Gusmão
  • Thais Gonçalves
  • Victor Neves

DOI:

https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e176

Palavras-chave:

Teorias., Qualidade Social, Saberes Tradicionais. Cultura, Ensino de Artes

Resumo

A partir deste número, desenvolveremos uma colaboração entre o Mestrado Profissional em Artes /Prof-Artes e o Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, na qual a editoria desta Revista será responsabilidade de um Comitê Editorial formado por docentes atuantes no Prof-Artes. É um prazer e uma honra realizar este trabalho! Esperamos contribuir para a reflexão e para a divulgação das experiências dos pesquisadores/as e docentes do ensino de artes na atualidade. Para este número, preparamos um dossiê baseado no tema Fundamentos Teóricos da Arte na Educação: o contexto contemporâneo, no qual buscamos a articulação da produção de conhecimento na contemporaneidade com a reconstrução crítica de fundamentos teóricos reconhecidos para o ensino das artes. Acreditamos ser necessário estabelecer na atualidade uma ecologia de saberes, capaz de tratar também das teorias invisibilizadas e que tem sido epistemologicamente tratadas como não válidas, como é o caso dos conhecimentos artesanais, dos processos das lutas sociais e dos saberes tradicionais das culturas fora do restrito eixo europeu colonialista. Consideramos que esta é uma meta a ser conquista e compartilhada com o público leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Carreira

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado), e Professor do Mestrado Profissional em Artes (Rede). Professor convidado na Maestría en Práctica Escénica y Cultura Visual da Universidad Castilla-La Mancha / Museo Reina Sofia (Espanha); Maestría en Teatro Latinoamericano da Universidad de La República (Uruguai); Membro de ARTEA - grupo de investigadores em artes cênicas (Espanha) Diretor do grupo teatral Experiência Subterrânea de Florianópolis. É autor dos livros Teatro de Invasión: la ciudad como dramaturgia (Documenta, Argentina), Teatro de Rua: uma paixão no asfalto (HUCITEC); Práticas de Produção Teatral (UDESC); Opholdermareoborder (GTES); organizou os livros: Meyerhold: experimentalismo e vanguarda (E-Papers) com Marisa Naspolini; Nas Fronteiras do Relacional (Letras Contemporâneas) com Stephan Baumgartel; Estados: relatos de pesquisa ((UDESC) com Ana Luiza Fortes. Seu trabalho criativo está centrado na noção de risco físico e na exploração de fronteiras no trabalho do ator. Pesquisa com ênfase no teatro na cidade e também nos procedimentos de atuação na cena contemporânea.

Éliton Pereira

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha) - título em processo de reconhecimento no Brasil. Mestre em Música (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Licenciado em Música com Habilitação em Ensino Musical Escolar (EMAC-UFG). É docente efetivo do Instituto Federal de Goiás (Brasil) atuando na Licenciatura em Música e no Mestrado Prof-Artes. Professor convidado na USC (2022). Coordena o MOUSIKÊ - Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical. É autor de diversos livros e artigos na área da educação musical. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Didática e Formação de Professores. 

Rita Gusmão

Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (2014); Mestra em Multimeios, pela Unicamp (2000); Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1994). Trabalha atualmente como Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Cênicas, onde participa das modalidades de Bacharelado e de Licenciatura (desde 2002). Atua na Pós-Graduação desde 2015, no Mestrado Profissional em Artes; Atua nas áreas de Teatro, Performance e Videoarte (desde 1988). Desenvolve trabalhos como atriz diretora, contadora de histórias, produtora de espetáculos e eventos artísticos culturais e gestora cultural (desde 1994). Desenvolve a palhaça Colibri (desde 1996).

 

 

Thais Gonçalves

Doutora em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL) e em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (PPGADC/UNICAMP) com a pesquisa "Sensorialidades antropofágicas: saberes do sul na dança contemporânea". Mestre em Políticas Públicas e Sociedade, pelo Departamento de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Bacharelado e Licenciatura Plena) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Professora adjunta dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança, no setor de estudos Técnicas e Práticas de Dança, e do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede (ProfArtes), na Linha de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).

Victor Neves

squisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (2013) onde ministra atividades de ensino para os cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Teatro. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Artes/UFPB (2019) onde colabora com o desenvolvimento de pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Peformances Culturais/UFG (2022) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRN (2022).

Fractais são estruturas cujos padrões de cada parte são iguais ao padrão que se apresenta no todo

Downloads

Publicado

2023-04-05 — Atualizado em 2023-06-23

Versões

Como Citar

CARREIRA, André; ROSA PEREIRA, Eliton Perpétuo; GUSMÃO, Rita Gusmão; GONÇALVES RODRIGUES DA SILVA, Thais; NEVES DE OLIVEIRA, Victor Hugo. Apresentação: Dossier Prof-Artes Fundamentos Teóricos da Arte na Educação. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e176. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23182. Acesso em: 29 mar. 2024.