O que pode um boneco? O Teatro de Bonecos como uma arte relacional e política

Autores

  • Leandro Alves da Silva Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre, RS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702222020077

Resumo

No artigo, o autor reflete sobre como os diversos modos de organização da arte bonequeira articulam experiências de cocriação compartilhada e intercâmbios, marcadas atualmente pela diluição de fronteiras entre os fazeres e a horizontalidades nos processos de participação e decisão. Assevera que os grupos se constituem como microterritórios políticos de encontros que tem, no próprio conflito e na fricção dos desejos e ideias, a energia impulsionadora da criação e da convivência e reflete, a partir destes, sobre dimensões políticas que considera próprias do Teatro de Bonecos, com seus surgimentos e insurgências em acontecimentos políticos recentes, destacadamente a censura e as manifestações antidemocráticas.

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Biografia do Autor

Leandro Alves da Silva, Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre, RS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Artista bonequeiro filiado à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - Centro Unima Brasil. Diretor Teatral DRT 12.402. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e graduando em História da Arte pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretor do Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre, RS).

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

SILVA, Leandro Alves da. O que pode um boneco? O Teatro de Bonecos como uma arte relacional e política. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 077–093, 2020. DOI: 10.5965/2595034702222020077. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/2595034702222020077. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático