Como Iluminar a morte? Mistérios de Elêusis, A Visita e Gato Negro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702302024184

Palavras-chave:

teatro lambe-lambe, arte e tecnologia, teatro de formas animadas, companhias de teatro, teatro de repertório

Resumo

Esse relato refere-se a três casas de espetáculo lambe-lambe que tem a morte como princípio dramatúrgico: Mistérios de Elêusis, A Visita e Gato Negro. Mistérios de Elêusis é uma trilogia sobre a mitologia de Perséfone, deusa regente do mundo dos mortos. A Visita e Gato Negro fizeram parte do projeto Instantes de Passagem, um sexteto de caixas sobre o instante íntimo da morte. Todas as três caixas utilizam projetor digital como recurso técnico para composição cênica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Luiz de Maman, Eranos Círculo de Arte

Formado em Design Industrial (UNIVALI), Mestrando em Artes Cênicas (UDESC), atua com teatro desde 1997. Artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte de Itajaí/ SC, participa do processo criativo de todos os espetáculos da Cia. se apresentando com seus trabalhos no Brasil e Exterior. Pesquisa a relação entre aparatos digitais e artes presenciais, em especial de projeção digital e impressão 3D.

Sandra Coelho, Eranos Círculo de Arte

Sandra Coelho é Artista, Psicóloga (UNIVALI), Mestre em Artes Cênicas (UDESC), com incursões em Teatro, Literatura e Artes Visuais.  É criadora e diretora da Trilogia de Teatro Lambe-lambe Mistérios de Elêusis e de Therese, obra que no ano de 2017 foi contemplada com o Prêmio Iberescena de Co-produção de espetáculos dentro do projeto Instantes de Passagem. Ainda é pesquisadora do universo onírico (sonhos) realizando oficinas literárias a partir desse tema desde o ano de 2012. Autora do livro Poesia Onírica e Escritos Alquímicos (2014). Desde 2011 é membro do Eranos Círculo de Arte (Itajaí).

Gabriela Céspedes, Gabriela Clavo y Canela

Gabriela Céspedes, atriz e marionetista de Mendoza- Argentina. Começou em 1988 como atriz, e pesquisa desde 1996 o teatro de formas animadas. Desde 2001 pertence como solista ao Grupo Gabriela Clavo y Canela, até hoje, e é dedicado ao teatro de formas animadas nas suas diversas técnicas: luva, manipulação direta, objetos e teatro lambe lambe. Tem participado de festivais na Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Paraguai, Peru, Bolívia, Brasil, Venezuela, Cuba e México.

Referências

ALVARENGA, Maria Zelia. Mitologia simbólica – Estruturas da psique e regências míticas. 2ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010

AMARAL, Ana Maria. O Inverso das Coisas. Móin-Móin - Revista De Estudos Sobre Teatro De Formas Animadas, 1(01), 012-024. 2005

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, vol I. 22ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

POZZETTI, Gislaine (org). Conversa Lambelambeira: O Teatro Lambe-Lambe por seus praticantes. Manaus (AM): editora UEA, 2023. 212 p.: il., color; Ebook.

SHAKESPEARE, Wiliam. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2009. 144 p. (Coleção L&PM Pocket). 2009

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

MAMAN, Leandro Luiz de; COELHO, Sandra Regina; CÉSPEDES, Gabriela. Como Iluminar a morte? Mistérios de Elêusis, A Visita e Gato Negro. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 30, p. 184–197, 2024. DOI: 10.5965/2595034702302024184. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/25841. Acesso em: 3 dez. 2024.