Pode o empreendedorismo de moda ser feminista? Reflexões a partir da experiência de mulheres negras e periféricas da Feirinha de Boa Viagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0019Palavras-chave:
empreendedorismo feminista, mulheres negras, empreendedorismo de mulheres , economias barrocas, feirinha de Boa ViagemResumo
O artigo explora o empreendedorismo de moda entre mulheres negras e periféricas que atuam na Feirinha de Boa Viagem, um mercado popular em Recife, Brasil. O objetivo é entender as percepções, motivações e narrativas das mulheres de baixa renda sobre seus percursos para o empreendedorismo e o mercado informal. O debate reflete como se estabelecem essas dinâmicas à luz de teorias em torno do empreendedorismo de mulheres e das economias barrocas latino-americanas. O recorte metodológico foi demarcado pela coleta de dados através de entrevistas narrativas em profundidade, analisadas por meio da análise temática. No levantamento da prefeitura realizado em 2018, a feirinha contava com 178 barracas, sendo 144 comandadas por mulheres. Foram entrevistadas 10 empreendedoras de moda. Como resultado, foram encontradas duas macro categorias que se subdividem em: 1. motivações para o empreendedorismo; e 2. percepções sobre o empreendedorismo.
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