As carreiras do magistério federal e a greve dos docentes de 2012: relações com um projeto educacional

Autores

  • Adriana D’Agostini UFSC
  • Mauro Titton UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022046

Palavras-chave:

universidade pública, carreira docente, greve docente de 2012

Resumo

Abordaremos neste artigo a análise e os resultados de uma pesquisa documental, que versa acerca das repercussões sobre a carreira e o trabalho docente arquitetado através da ação dos governos de conciliação de classes, que atuaram no sentido de reconverter as Universidades Públicas aos interesses de expansão do capital acerca da educação, principalmente a superior. O foco é a carreira docente como parte de um projeto de Universidade Pública, que a partir da imposição da Lei 12.772/2012 (BRASIL, 2012b), aprovada contra o movimento docente no contexto de grande mobilização da greve docente de 2012, culminou na desestruturação completa da carreira docente e numa reforma universitária fatiada com perspectiva privatista e mercadológica.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

D’AGOSTINI, Adriana; TITTON, Mauro. As carreiras do magistério federal e a greve dos docentes de 2012: relações com um projeto educacional. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 46–80, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022046. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22484. Acesso em: 28 mar. 2024.