O processo de indução do professor alfabetizador iniciante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022280

Palavras-chave:

programa de indução, alfabetização, professor iniciante, formação docente

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo analítico, que objetivou investigar as iniciativas no processo de indução com professores alfabetizadores iniciantes. Os estudos de García, Huberman, Shulman e Wong apoiaram a construção do referencial teórico e da análise de dados. Constatamos, com a análise dos dados, que ainda não há um programa de indução voltado para receber os professores iniciantes. Além disso, com relação às dificuldades e aos desafios enfrentados pelo professor, um ponto crucial no processo de alfabetização envolve a inclusão de alunos com transtornos, com dificuldades de aprendizagem ou com alguma deficiência.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

TREVISAN, Alexandra Aparecida Liberato; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. O processo de indução do professor alfabetizador iniciante . Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 280–303, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022280. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20231. Acesso em: 28 mar. 2024.