Proposta de Modelo de Análise e Avaliação das Necessidades Humanas no Processo de Desenvolvimento de Produtos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309182020052

Palavras-chave:

Design Centrado no Humano, Design Centrado no Usuário, Necessidades humanas, Desenvolvimento de Produto, Design de Produto

Resumo

Desenvolver produtos, em essência, é sobre melhorar a vida das pessoas suprindo suas necessidades, assim como as necessidades organizacionais, sendo que humanos e organizações são sistemas complexos e dinâmicos, os quais necessitam de processos estruturados para promover boas relações e bons resultados aos negócios. Ainda existe falta de modelos claros que permitam a inserção, verificação e adequação das necessidades humanas no processo de desenvolvimento de produtos, portanto este artigo apresenta o modelo HUNE (HU – humano, NE - necessidades) para auxiliar na análise e avaliação das necessidades humanas, dos usuários, em processos de desenvolvimento de produtos e, sua aplicação em dois casos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, por meio de revisão sistemática da literatura, construção do modelo HUNE e aplicação do modelo. O resultado foi um modelo que serve como orientação e auxílio na tomada de decisão nos momentos de análise do problema de projeto (pré-desenvolvimento) e avaliação do produto em desenvolvimento com relação às necessidades humanas. As aplicações permitiram verificar o processo de aplicação do modelo até a etapa de desenvolvimento de protótipo de baixa fidelidade, se mostrando coerente e indicando possíveis decisões de projeto que o levem a se adequar ao usuário. O modelo foi aplicado no desenvolvimento de dois casos experimentais alcançando resultados promissores, e principalmente, identificando novas oportunidades de aprofundamento e outras aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Unger Unruh, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em design centrado no humano, graduada em Desenho industrial - projeto de produto, professora no curso de Design nas áreas de ergonomia, UX, metodologia e projeto de Design da PUCPR. Possui experiência profissional na área de design de produtos, usabilidade e UX.

Osíris Canciglieri Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós doutor e doutor pela Universidade de Loughborough, mestre e graduado em Engenharia mecânica, professor titular e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Seu foco de pesquisa é em desenvolvimento de produtos, e possui experiência profissional também na área.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

UNRUH, Gabriela Unger; CANCIGLIERI JUNIOR, Osíris. Proposta de Modelo de Análise e Avaliação das Necessidades Humanas no Processo de Desenvolvimento de Produtos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 052–077, 2020. DOI: 10.5965/2316796309182020052. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/17559. Acesso em: 28 mar. 2024.