O bordado manual na arte-educação para pessoas surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4775

Palavras-chave:

arte-educação, bordado manual, educação inclusiva, prática de ensino

Resumo

O presente artigo visa descrever a experiência vivenciada com mulheres e homens surdos da cidade de Canavieiras, no estado da Bahia, durante um curso de bordado desenvolvido ao longo de três meses. O curso, que foi uma ação elaborada para um projeto institucional na área da educação inclusiva do Ministério Público do Estado da Bahia, buscou apresentar as técnicas do bordado manual bem como dialogar sobre a cultura afro-brasileira local. Esta experiência com a comunidade surda canavieirense foi de suma importância para compreender como estas pessoas absorvem os ensinamentos, como expressam seus aprendizados e o que conhecem sobre o que é cultura afro-brasileira. Neste sentido, será apresentada uma reflexão sobre as potencialidades do bordado, na perspectiva da arte-educação, a partir da relação entre a educação das relações etnico-raciais e da educação inclusiva para estudantes surdos e, com isto, gerar reflexões sobre como desenvolver novas formas de ensino do bordado manual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Jansen Pereira, Universidade Cruzeiro do Sul

Elaine Jansen (1982) é Figurinista, Maquiadora Artística e Bordadeira autodidata. Especialista em Arte-educação pela UFBA (2022). É membro da Coordenadoria de Cursos e Eventos COCEX/PREX da UFDPAR desde 2024.

Referências

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm> . Acesso em: 21 fev. 2024.

BRASIL. O Tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Especial. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/media/publicacoes/semesp/tradutorlibras.pdf>. Brasília: MEC; SEESP, 2007. 2ª Ed. Acesso em: 21 fev. 2024.

LEI nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> . Acesso em: 21 fev. 2024.

CRUZ, Andreza N. R. da. Aula de arte para-com surdos: criando uma prática de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/143081/cruz_anr_me_ia.pdf;jsessionid=3B6ADCBD6F21BF2463C4C6A826255789?sequence=3> . Acesso em: 21 fev. 2024.

DORZIAT, Ana. Educação de surdos no ensino regular: inclusão ou segregação? Revista do Centro de Educação, nº 24, ANO 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4921> . Acesso em: 21 fev. 2024.

FERREIRA, Priscilla L. A. O ensino das relações étnico-raciais nos percursos de escolarização de negros surdos na educação básica. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2018. Disponível em: <http://www2.uesb.br/ppg/ppgen/wp-content/uploads/2019/02/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PRISCILLA-LEONNOR.pdf> . Acesso em: 21 fev. 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LAGROU, Els. No caminho da miçanga: um mundo que se faz de contas / Els Lagrou (organização) – Rio de Janeiro : Museu do Índio, 2016.

MEIRA, Andrei Porto e SILVA, Priscila Custódio de Brito. Leitura e escrita de surdos: dificuldades ainda enfrentadas na escolarização. Revista Educação Pública. Fundação CECIERJ. Edição V.16, Ed.1, ANO 2018. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/20/leitura-e-escrita-de-surdos-dificuldades-ainda-enfrentadas-na-escolarizao>. Acesso em 21 fev. 2024.

MOURA, Solange Maria de Souza. Tecendo olhares do ser negro: a dinâmica do ensino de arte na produção de espaços de pertencimento de afrodescendentes / Solange Maria de Souza Moura. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29820> . Acesso em: 21 fev. 2024.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5 ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Coleção Cultura Negra e Identidade)

NEUMANN, Kiersten. Gods Among Men: Fashioning the Divine Image in Assyria. in: What Shall I Say of Clothes? Theoretical and Methodological Approaches to Dress in Antiquity, eds. M. Cifarelli e L. Gawlinksi, Selected Papers in Ancient Art and Architecture 3, 3-23 (Archaeol Instituto Ogical da América, Boston, MA, 2017). Disponível em: <https://www.academia.edu/31086089/Gods_Among_Men_Fashioning_the_Divine_Image_in_Assyria>. Acesso em: 21 fev. 2024. Tradução e adaptação: Mare Nostrum - Barbara C. L. da Silva. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2024.

OLIVEIRA, Elânia de. A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 85-95, jan./mar. 2013. Editora UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31340/20048> . Acesso em: 21 fev. 2024.

PEREIRA, Elaine Jansen. Mãos que Falam e Bordam: Ensino da Cultura Afro-brasileira para Surdos através do Bordado. 8ª Jornada de Educação e Relações Étnico-raciais do MAR, Rio de Janeiro, Brasil, 2020, p.157-164. Disponível em:<https://museudeartedorio.org.br/wp-content/uploads/2022/11/EBOOK-VIII-JORNADA-DE-RELACOES-ETNICO-RACIAIS-MAR.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2024.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos - A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional de Ensino de História. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

SILVA, Maria Regina M. Batista. O universo da bordadeira: estudo etnográfico do bordado em Passira. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1995. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16973/1/39S586u%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf> , Acesso em: 21 fev. 2024.

SOUSA, Maisa Ferreira de. O bordado como linguagem na arte/educação. 2012, Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4494/1/2012_MaisaFerreiradeSousa.pdf> Acesso em: 21 fev. 2024.

STROBEL, Karin; PERLIN, Gladis. Apostila Fundamentos da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura e Bacharel em Letras/ Língua Brasileira de Sinais. Florianópolis, 2008. Disponível em < https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf> Acesso em: 21 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

JANSEN PEREIRA, Elaine. O bordado manual na arte-educação para pessoas surdas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4775. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24775. Acesso em: 27 abr. 2024.