Entre saias e navalhas: reflexões possíveis sobre roupa, memória e axé a partir de uma epistemologia das macumbas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3561

Palavras-chave:

memória, indumentária de umbanda, epistemologia das macumbas

Resumo

O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões possíveis para que pensemos a indumentária de terreiro, principalmente de umbanda, suscitadas na autora no início de seu desenvolvimento de pesquisa no Mestrado em História Social. Para isso, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, parte do pressuposto de que reflexões que transgridam a colonialidade do poder e do saber (QUIJANO, 2005) são necessárias para pensar modos de vestir de populações historicamente subalternizadas, como no caso das comunidades e religiosidades de matrizes africanas, e, assim, relacionar roupa, memória, corpo (CALANCA, 2008; BONADIO, 2015; STALLYBRASS, 2008). Utiliza-se como direcionamento, portanto, a epistemologia das macumbas pensada por Simas e Rufino (2018). O texto, por fim, apresenta o Acervo Nosso Sagrado (Museu da República/RJ), composto por objetos sagrados de terreiros apreendidos pela polícia no fim do Brasil Império e prosseguindo durante a República, como um possível caminho para pensarmos a indumentária de terreiro enquanto objetos de memórias das experiências afrodiaspóricas no Brasil.

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Biografia do Autor

Isis Saraiva Leão Medina, Federal University of Rio de Janeiro

Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Graduada em Design-Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). isismedina@ufrj.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7135698264537222; Orcid: https://orcid.org/0009-0008-5762-2085.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

MEDINA, Isis Saraiva Leão. Entre saias e navalhas: reflexões possíveis sobre roupa, memória e axé a partir de uma epistemologia das macumbas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3561. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23561. Acesso em: 29 abr. 2024.