A remediação de elementos midiáticos: um estudo de caso baseado nas HQs Batman da era de prata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2534

Palavras-chave:

Remediação, Era de Prata, Televisão

Resumo

A remediação é compreendida como o processo de renovação dos conteúdos antigos, efetuados pelos novos meios de comunicação. O emblemático personagem dos quadrinhos da DC Comics (Batman), desde a sua origem em 1939, é tido como um dos mais conhecidos e populares, fazendo parte do cotidiano de milhares de pessoas no mundo e adaptando-se a diversos meios midiáticos, dos analógicos aos digitais, ao longo das décadas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar e identificar como a remediação auxiliou na manutenção do status do personagem Batman durante a Era de Prata dos quadrinhos (1956-1969). Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa comum em estudos exploratórios com referências bibliográficas relacionadas ao tema. Como resultado, sugere-se que a remediação se destaca como elemento de renovação do meio, bem como auxilia na popularização de uma cultura de personagens.

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Biografia do Autor

Eduardo Evangelista, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui mestrado em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2015). Atualmente é professor da Faculdade SATC, nas áreas de Design e Jornalismo.

Claudelino Martins Dias Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Administração pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (RS) (1994), Especialização em Gestão Estratégica dos Recursos Empresariais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (RS) (1996), Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEP) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (SC) (2003), Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC em Regime de Co-Tutela com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - FCT/UNL (Portugal) (2008). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e trabalha com temas relacionados à tomada de decisão, empresas industriais, arranjos produtivos locais, clusters, competitividade e simulação. É Professor do Departamento de Ciências da Administração (CAD) e, atualmente, do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós Graduação em Design, Mídias e Tecnologia (PósDesign) na UFSC.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

EVANGELISTA, Eduardo; DIAS JUNIOR, Claudelino Martins. A remediação de elementos midiáticos: um estudo de caso baseado nas HQs Batman da era de prata. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2534. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22534. Acesso em: 9 dez. 2024.