Bionics applied to modeling focuesed on sustainability: contribuitions of the modthink model

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020243

Resumo

The present study displays the result of the application of the methodological phases of the MODThink model by Emídio (2018), in the context of an academic project of the first year of the Fashion Design course at the State University of Londrina. Through the application of the bionic creativity tool, it demonstrates how it was possible to include the concept of the project in product modeling, in addition to contributing to aspects of addressed to sustainability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar de Fátima Bilmaia Emidio, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Mestre em Design (2006) pela mesma Instituição. Especialista em Gestão de Design (2004), e em Moda (1998) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras (1996) pela mesma Instituição, onde é professora adjunta e pesquisadora na área de Design de Moda, com ênfase no ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário, e Gestão de Design. É Líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq na área de Design de Moda; editora da Seção da Revista Semina - Ciências Sociais e Humanas e da Revista Projética da UEL; é membro de Comitês Científicos de Congressos e periódicos da área de Design de Moda. Autora de capítulos de livros e de artigos publicados em periódicos e em eventos nacionais e internacionais. Coordena o projeto de pesquisa do departamento de design da UEL " Estudo das ferramentas potencializadoras do ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário".

Karoline Cristyna Ribeiro Bertolino, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Direito Civil e Processo Civil ; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, onde atualmente é estudante de graduação do Curso Design de Moda (5° período). Membro colaboradora do Projeto de pesquisa intitulado “estudo das ferramentas potencializadoras do ensino-aprendizagem de modelagem”, cadastrado na Proppg – UEL. E-mail: karolinebertolino@gmail.comhttp://lattes.cnpq.br/5890313106315139 /http://orcid.org/0000-0002-1662-960X

Referências

AMADOR, M. B. M. Sustentabilidade: constatação de uma prática, ainda, abissal em ambiente rural. Palestra proferida no III Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã-SP, 4 set. 2007.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: E. Blucher, 2011.

BIRKELAND, J. Design for sustainability: a soucebook of integrated eco-logical solutions. London: Earthscan Publications, 2002.

BRIGGS, John; PEAT, F. david. Sabedoria do caos. 2000. Disponível em: . Acesso em: 29 de maio de 2019.

CÂNDIDO, Luís H. A.; SANTOS, Sandra S.; MARQUES, André C.; VIEGAS, Maurício da S.; KINDLEIN, Wilson Jr.. Desenvolvimento de elementos de junção/fixação a partir de estudo da Biônica. Paraná, PR: 7° Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2006.

EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. Modelo MODThink: o pensamento de design aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem do vestuário. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo, 2018.

GLEICK, James. CAOS: a criação de uma nova ciência. 17 ed., Rio de Janeiro: Campus, 1989.

PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria: 40 métodos para design de produto. São Paulo: Blucher, 2015.

POZO, J. I. (Org). A solução de problemas não aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ROMANHA, W. S. Fractais na natureza. 30 jun. 2009. Disponível em: < http://microsintonias.blogspot.com/2009/06/fractais-na-natureza.html>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

BILMAIA EMIDIO, Lucimar de Fátima; BERTOLINO, Karoline Cristyna Ribeiro. Bionics applied to modeling focuesed on sustainability: contribuitions of the modthink model. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 243–246, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020243. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17810. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Versão em língua estrangeira