Modelagem e sintaxe visual: uma conexão imprescindível para a formação do pensamento projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020050

Palavras-chave:

ensino de projeto, moelagem , sintaxe visual da forma

Resumo

A formação de um designer de moda deve promover competências que permitam ao estudante conectar variáveis e conceitos na busca de soluções coerentes ao longo do processo projetual. Para tanto, este texto tem como propósito discorrer sobre uma ação didática denominada Projeto Integrador, realizada no Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina, que atua segundo um projeto pedagógico fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) e na abordagem interdisciplinar. Apresenta-se os esforços didáticos realizados para promover o desenvolvimento das habilidades atuantes na sintaxe visual da forma do vestuário de moda e dos fundamentos da modelagem no decorrer do processo projetual. Os resultados alcançados foram positivos para o contexto educacional, promovendo conexões teórico-práticas e a imersão dos estudantes no processo de síntese dos princípios sintáticos e da experimentação da forma.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antonia Romão da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Doutoranda em Educação do programa da Universidade Estadual de Londrina - PPEDu UEL. Mestre em Educação (PPEDu - UEL), especialista em Metodologia da Ação Docente (UEL), especialista em Gestão do Design (UEL) e graduada em Design de Moda (UEL). Atua como docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de comunicação visual, projeto, gestão do design, modelagem, processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Design de Moda; Cognitivismo e Educação.Atualmente desenvolve estudos sobre o uso de inteligência artificial e realidade aumentada na promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino de design de moda.

Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Universidade Estadual de Londrina Londrina, PR

Mestre em Design (PPG Design - UNESP), especialista em Gestão do Design (UEL) e graduada em Design de Moda (UEL). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina, atua e pesquisa assuntos da área de modelagem do vestuário e metodologia de projeto. Membro do grupo de pesquisa Design de Moda, certificado pelo CNPq.

Maria Celeste de Fatima Sanches, Universidad Nebrija, España Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná, possui Especialização em Moda pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Doutorado em Diseño, Fabricación y Gestión de Proyectos Industriales, pela Universitat Politècnica de València. Atualmente, é professora convidada (pós-graduação) na Universidade Estadual de Londrina e professora associada na Universidad Antonio de Nebrija (Espanha). Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda (CNPq) e do Grupo Internacional de Investigación en Diseño Sistémico (Universitat Politècnica de València - Espanha). Colaboradora Internacional da ABEPEM - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Pesquisadora no campo das metodologias de design, con enfoque na abordagem sistêmica e sintaxe visual no design de moda.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2011

BLOECHLE, Johannes et al. Neuro-cognitive mechanisms of global Gestalt perception in visual quantification. NeuroImage, v. 181, p. 359-369, 2018.

DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

DUARTE. Sonia.; SAGGESE, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Guarda-Roupa, 2008.

DUBURG, Annette. Moulage: arte e técnica no design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2012.

EMÍDIO, L. F. B.Modelo MODThink: o pensamento de design aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem do vestuário. 2018. Tese (Doutorado) –Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2018.

GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura virtual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 19, n. 2, p. 177-185, 2006.

LAWSON; Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LAWSON, Bryan. The design student’s journey: understanding how designers think. New York: Routledge, 2019.

LEBORG, Christian. Gramática visual. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

LESSA, Washington Dias. Linguagem da forma/linguagem visual no âmbito do ensino de design: balizamentos teóricos; tópicos de pesquisa. Arcos Design, Rio de Janeiro, ESDI-UERJ, n. 5, ano 4, n. 2, p. 69-91, dez. 2009.

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blücher, 2010.

MONTEMEZZO, Maria Celeste de Fátima Sanches. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 110f. Dissertação (Mestrado Desenho industrial) Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2003. Disponível em: . Acesso em: 25 jan.2020

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. 2.ed. Rio de Janeiro: 2ab, 2007.

PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. Editora Blucher, 2015.

PRESS, Mike; COOPER, Rachel. El diseño como experiencia. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.

RIVERA-DÍAZ, Luis Antonio. Innovación didáctica en el campo del Diseño: una propuesta centrada en la cultura proyectual. Cuadernos de Diseño: diseño en red, Madrid, n.6, febrero, 2017, p.2026-2323.

SALTZMAN, Andrea. La metáfora de la piel en el proceso poyectual de la vestimenta. DAT Journal, v. 1, n. 2, p. 42-50, 2016. Disponível em: <https://datjournal.emnuvens.com.br/dat/article/view/27>. Acesso em: 25 jan. 2020.

SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

______.Projetando o intangível: as ferramentas da linguagem visual no design de moda. In. MARTINS, Rosane Fonseca de F.; LINDEN, Júlio Carlos S. (Org.) Pelos caminhos do design: metodologia do projeto. Londrina: Eduel, 2012. p. 395-416

______. Projetando moda: diretrizes para a concepção de produtos. In. PIRES, Dorotéia Baduy MARTINS, RFF(org). Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 289-301.

SILVA, Maria Antônia Romão da; BARBOSA, Thassiana de Almeida Miotto. O diálogo entre os elementos da comunicação visual e a modelagem no projeto de design de moda. In: ITALIANO, Izabel. Cristina; SOUZA, Patrícia de Mello (org.). Os caminhos da pesquisa em modelagem: história, ensino, conceitos e práticas. Volume 1.São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2019. p. 185-206.Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/445>. Acesso em: 27 jan. 2020.

SILVA, Maria Antônia Romão da; SANCHES, Maria Celeste. Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual. ModaPalavra, v. 13, n. 27, p. 200-234, 2020. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437/10965>. Acesso em: 27 jan. 2020.

SILVA, Maria Antonia Romão da; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Aprendizagem autorregulada por alunos do curso de Design de Moda: um estudo exploratório. Cadernos de Educação, n. 60, 2018. <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/11904>. Acesso em: 27 jan. 2020.

WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

DA SILVA, M. A. R.; BARBOSA, T. de A. M.; SANCHES, M. C. de F. Modelagem e sintaxe visual: uma conexão imprescindível para a formação do pensamento projetual. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 50 - 70, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020050. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17068. Acesso em: 13 ago. 2022.