Tendências em educação: metodologias ativas na Pós-graduação Lato Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020030

Resumo

As metodologias de ensino-aprendizagem ativas no ensino superior têm sido discutidas amplamente em face aos novos desafios contemporâneos, sendo incentivadas também na Educação Continuada. Este caminho leva a busca por excelência nos cursos de especialização, mobilizando a comunidade acadêmica a enfrentar os desafios advindos do contexto sociocultural contemporâneo, procurando se adaptar às exigências do meio social ou alterá-las de forma positiva, quando for possível. A partir de um diagnóstico das condições sociais e culturais, o envolvimento de todas as partes que constituem a Universidade identificamos inovações no processo de ensino e aprendizagem que levam a formação de profissionais com competências mais alinhadas com as novas exigências do mercado. O presente artigo busca mostrar estas novas iniciativas, abordando a experiência de TCC Integrado e Prático dos cursos de Especialização Lato Sensu da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os grupos foram organizados com em média 2 integrantes de cada curso com o desafio de repensar a própria Especialização, do modelo de negócio ao edifício, os espaços (que deveriam primar pela sustentabilidade), pensando no impacto da comunidade próxima a Universidade e como organizar urbanismo tático, com foco no cenário futuro para Educação Continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa Vieira Sena, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica PUCSP (2015), mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2011), especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela UFSC (2001) Bacharel em Moda Com Habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Atualmente é diretora executiva da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda, vice-presidente do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, coordenadora da Pós-graduação de Modelagem Plana e Moulage para Moda e professora da graduação em Design de Moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Referências

BRASILIANO, Antônio Celso Ribeiro. Mundo Vica. Volátil. Incerto. Complexo. Ambíguo. Rio de Janeiro: QualityMark. 2014

COOLHUNTING COMMUNITY. 10 Tendências em educação. Madri. 2016. Disponível em https://www.cicae.com/wpcontent/uploads/2017/10/INFORMERESUMENTENDENCIAS-EDUCACIONCOOLHUNTING4.pdf. Acesso em 30 mai de 2018.

COSTA, A. Quatro questões sobre a noção de competências na formação de professores: o caso brasileiro. Revista de Educação. 2004. no 12.

FONSECA, Adriana. Estudo mapeia competências profissionais exigidas nos próximos anos. Valor Econômico. Disponível em: <http://www.valor.com.br/carreira/2759010/estudo-mapeia-competencias-profissionais-exigidas-nos-proximos-anos>. Acesso em: 14 Abr. 2018.

OECD (2014), PISA 2012 Results: Creative Problem Solving: Students’ Skills in Tackling Real-Life Problems (Volume V), PISA, OECD Publishing. Disponível em:< http://www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results-overview.pdf>. Acesso em: 14 Abr. 2018.

PAULA, Heller de. Design Sprint: O que é, quando usar e quando não usar. 2018. Disponível em: https://www.hellerdepaula.com.br/design-sprint/ Acesso em abril 2019

PIAGET, J. Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: PIAGET, J., Épistémologie des Sciences de l'Homme. Paris: Gallimard, 1981.

PRINCE, Michael. Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, v. 93, n.3, p. 223-231, 2004. Disponível em: <http://ctlt.jhsph.edu/resources/views/content/files/150/Does_Active_Learning_Work.pdf>. Acesso em: 06 Set. 2018.

SILBERMAN, Mel. Active learning: 101 Strategies to teach any subject. Boston: Allynand Bacon. 1996

VAIPE. Squad: times cross-funcionais nas organizações. 2017. Disponível em https://vaipe.com.br/blog/squad-times-cross-funcionais/. Acesso em abril 2019

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

SENA, Taisa Vieira. Tendências em educação: metodologias ativas na Pós-graduação Lato Sensu. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 30–45, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020030. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16529. Acesso em: 28 mar. 2024.