Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica

Autores

  • Emanuella Scoz FURB
  • Niguelme Cardoso Arruda IFSC Criciúma

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630312019123

Resumo

Este artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora.

Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho.

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Biografia do Autor

Emanuella Scoz, FURB

Designer de Moda, Especialista em Negócios da Moda, Mestranda em educação, Professora e Pesquisadora.

Niguelme Cardoso Arruda, IFSC Criciúma

Possui graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás (1996); especialização em Educação "O texto e o pré texto na interdisciplinaridade", pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000) e em Linguística Aplicada: "Fundamentos e Perspectivas para o Ensino", pela Universidade Federal de Uberlândia (2002); mestrado em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP-Araraquara, concluído em 2006, e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, concluído em 2012. Realizou, de março/2010 a fevereiro/2011, estágio de doutorado no exterior - "Doutorado Sanduíche - junto à Universidad Autónoma de Madrid, sob orientação da profª Drª Inés Fernández-Ordóñez, com bolsa concedida pela CAPES/PDEE. Atua como professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina - Criciúma, ministrando aulas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, Língua Portuguesa (fonética e fonologia, morfologia e sintaxe) e Leitura e Produção Textual.

Referências

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

SCOZ, E.; ARRUDA, N. C. Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 123 - 134, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019123. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323. Acesso em: 28 jun. 2022.