Cultura de compartilhamento em processos avaliativos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018009

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira o modelo de apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo converteu-se na mostra BA Creative Collectibles. Igualmente, apresenta seu impacto a longo prazo para os egressos de Design de Moda da instituição. Para tanto, o estudo de caso considera o conceito de economia de compartilhamento desenvolvido por Gansky (2011) e o entendimento de metadesign em sistemas complexos proposto por Alão (2015) como elementos de ressignificação simbólica de processos avaliativos. Assim, observa de que maneira o BA Creative Collectibles eliminou as bancas de defesa, compostas majoritariamente por docentes, em prol de um sistema de avaliação em formato de exposição interativa, que inclui como avaliadores acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado brasileiro de design. Como resultado, os estudantes tiveram acesso a distintas oportunidades de colocação profissional e foi possível observar que a força e a diversidade do ecossistema da Economia Criativa dependem de uma educação ampla e balanceada. Essa proposta desenvolve um largo espectro de caminhos para a criatividade, com forte foco em uma vida cultural ativa, na sistematização de habilidades de comunicação e na pró-atividade e caráter empreendedor do estudante. Consequentemente, os parâmetros de excelência acadêmica garantem posicionamento e visibilidade no mercado tanto para os egressos quanto para a instituição de ensino.

Biografia do Autor

Maria Carolina Garcia, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Head de Design

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

GARCIA, M. C. Cultura de compartilhamento em processos avaliativos. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 009 - 028 | 029 , 2018. DOI: 10.5965/25944630222018009. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/12554. Acesso em: 29 jan. 2022.

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