Conexão entre micro e pequenas empresas e designers via plataformas de design

Autores

  • Gilvani Schmidt Hoffmann Norenberg Sociedade Educacional Três de Maio
  • Carlo Franzato Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911152016082

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e o funcionamento de plataformas de design para a interação entre MPE’s e designers, entendidas como instrumento estratégico para a inserção do design nestas realidades organizacionais. A partir de um referencial teórico sobre redes de cooperação, design estratégico e plataformas de design, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos de natureza exploratória sobre esse assunto. Os casos estudados são Projeto Maestro e Invalley Inovação e Design, que permitem explorar aspectos diferentes das plataformas de design. Dessa forma, este estudo investigou a realidade atual de uma nova modalidade de negócio e contextualizou a importância das plataformas de design para alavancar desenvolvimento e pequenas inovações e, como resultados obtidos destacam-se: (re)conceituação de plataformas de design, um novo mercado para prestação de serviços de design, as consequências do design e a importância da relação no processo projetual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

NORENBERG, Gilvani Schmidt Hoffmann; FRANZATO, Carlo. Conexão entre micro e pequenas empresas e designers via plataformas de design. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 15, p. 082–097, 2016. DOI: 10.5965/1808312911152016082. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6908. Acesso em: 16 abr. 2024.