O espectador frente à nudez corporal na cena teatral Curitibana

Autores

  • Sara Dobginski de Moraes Universidade Estadual do Paraná, Campus II - Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná.
  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná, Campus II - Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016005

Resumo

Este artigo tem como foco a análise da recepção teatral de espetáculos que contêm corpos nus em cena. Para tanto, a presença da nudez em protestos sociais e no teatro brasileiro, assim como a nudez como tabu social e os fatores histórico-culturais associados a isso, são alguns dos pontos apresentados no estudo. Tendo como base a recepção teatral, a pesquisa de campo delimitou-se à cidade de Curitiba/PR. A partir de questionários entregues a 25 espectadores de peças com nudez em cena e de entrevista realizada com o diretor Cesar Almeida, este estudo examina as diferentes opiniões e percepções com relação à presença de corpus nus em cenas teatrais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Dobginski de Moraes, Universidade Estadual do Paraná, Campus II - Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná.

Graduada no Curso de Bacharelado em Artes Cênicas e graduanda no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica entre os anos de 2013 e 2014, bolsista pela Fundação Araucária.

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná, Campus II - Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná.

Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC e docente da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada/UNESPAR.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

DE MORAES, Sara Dobginski; ROSSETO, Robson. O espectador frente à nudez corporal na cena teatral Curitibana. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 005–017, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016005. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6846. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos