Design para inovação social: uma experiência para inclusão do tema como atividade disciplinar

Autores

  • Liliane Iten Chaves Universidade Federal Fluminense Prof. Colaboradora do PPGDesign
  • Ken Flavio Ono Fonseca Universidade Federal do Paraná. Departamento SACODE, Curso de Graduação em Design

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911152016130

Resumo

O design para a inovação social é uma abordagem relativamente recente do design para a sustentabilidade, que trata de iniciativas de comunidades criativas que possam levar a uma descontinuidade dos padrões atuais de produção e consumo. Entende-se por comunidades criativas iniciativas voluntárias de um grupo de pessoas, que se unem para resolver problemas do dia-a-dia de forma colaborativa e participativa.

Tal pesquisa está atrelada a uma rede internacional, denominada DESIS (Design de Sistemas para a Inovação Social e Sustentabilidade) presidida por Ezio Manzini, que possui laboratórios colaborativos por todo mundo. No Brasil a rede possui cinco laboratórios.

O artigo descreve as atividades relacionadas com as disciplinas ministradas com esta temática, da rede na UFPR, durante os anos de 2009 a 2014. Assim, o artigo dá uma breve apresentação da rede e do contexto em que a prática didática teve seu desenvolvimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Iten Chaves, Universidade Federal Fluminense Prof. Colaboradora do PPGDesign

PhD em Disegno Industriale e Comunicazione Multimediale pelo Politecnico di Milano (Itália), desenvolveu sua pesquisa em Design para a Sustentabilidade no setor de móveis junto à Unidade de pesquisa DIS - Design e Inovação de sistemas para a Sustentabilidade, cujo coordenador é prof. Ezio Manzini. Liliane trabalhou junto a Prof. Carlo Vezzoli, desenvolvendo estratégias, ferramentas e métodos de suporto ao designer no setor de móveis. Possui mestrado em Tecnologia (2003) no UTFPR, com a pesquisa intitulada: Parâmetros ambientais no Planejamento de Móveis seriados de Madeira de acorco com Relatos de Designers. Graduada em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1994). Trabalhou junto ao SENAI/PR, no Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário durante 9 anos. Entre 2008 e 2011, atuou como professora adjunta da graduação no Curso de Design da UFPR, Departamento de Design. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, sendo professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR.

Ken Flavio Ono Fonseca, Universidade Federal do Paraná. Departamento SACODE, Curso de Graduação em Design

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Federal do Paraná e também atua como colaborador no Centro Brasil Design. Tem experiência na área de Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produto, gestão de design, programas e políticas de promoção do design, design para micro e pequenas empresas.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

CHAVES, Liliane Iten; FONSECA, Ken Flavio Ono. Design para inovação social: uma experiência para inclusão do tema como atividade disciplinar. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 15, p. 130–146, 2016. DOI: 10.5965/1808312911152016130. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6747. Acesso em: 29 mar. 2024.