A Imagem como estímulo no processo de imersão e a memória como o regente no trabalho do ator.

Autores

  • Priscila Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312909122014017

Palavras-chave:

Processo artístico, Fotografia, Teatro

Resumo

O presente artigo relata o processo artístico experimental teórico-prático desenvolvido no ano de 2013, referente à montagem do conto “O Espelho”, da obra Primeiras Estória, de João Guimarães Rosa. Este processo artístico experimental se propôs a investigar a relação do termo memória, de Henri Bérgson, em seu ensaio “Matéria e Memória” (1999), para tanto, são utilizadas as fotografias de Brooke Shaden [1] como principal estímulo para a criação com a imagem fotográfica nesse processo. Portanto, com esse relato busca-se poder dividir com o leitor o que o laboratório prático e os ensaios possibilitaram ao espetáculo e, principalmente, ao trabalho da atriz.

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Biografia do Autor

Priscila Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Bacharelado em Interpretação, do Departamento de Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2014-12-04

Como Citar

DA ROSA, Priscila Silva. A Imagem como estímulo no processo de imersão e a memória como o regente no trabalho do ator. DAPesquisa, Florianópolis, v. 9, n. 12, p. 17–23, 2014. DOI: 10.5965/1808312909122014017. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/3727. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos