Diálogos entre iluminação cênica e o exercício da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0009

Palavras-chave:

Iluminação de cena, Teatros-Efeitos especiais, Arte-Estudo e ensino, Formação profissional

Resumo

O artigo a seguir estabelece diálogos entre a Iluminação Cênica como linguagem componente da Encenação Teatral, com o exercício da docência e a formação de professores de Teatro nos cursos de nível superior. São discutidas duas perspectivas, a primeira quanto a formação de docentes pelo entendimento do conceito de artista-docente e a outra sobre os processos de formação de iluminadores no Brasil, considerando a teoria e a prática como territórios indissociáveis.

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Biografia do Autor

Gabriela Pereira Fregoneis, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autora do livro Entre o Teatro e o Cinema: Experiências Performativa e Corporeidades Deliszantes - a cena explorada para alem do sujeito. Atualmente Professora Temporária no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Poéticas Cênicas, Corpo e Mídias.

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

FREGONEIS, Gabriela Pereira. Diálogos entre iluminação cênica e o exercício da docência. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–10, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0009. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16343. Acesso em: 28 mar. 2024.