Observações sobre os retratos em Víctor Meirelles

Autores

  • Rosangela Miranda Cherem Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312904062009318

Palavras-chave:

imagem, pintura, Victor Meirelles, sensibilidade, percepções

Resumo

Coleção de retratos ou regime de verdades situado na própria pintura, os rostos e corpos de Víctor Meirelles indicam inquietações plásticas que mais misturam do que rompem as diferenças entre as convenções acadêmicas e as experimentações vanguardistas. Em diversas de suas telas e estudos, relacionando a obra de arte à sobrevivência das formas, observa-se alterações pertencentes ao ciclo de esvaziamentos e renovações, esquecimentos e renitências. Encenando os procedimentos pictóricos como uma aparição que perturba a superfície pictórica, pode-se reconhecer aí uma operação que apresenta a imagem como semelhança deslocada que atua em des-tempo, constituindo-se como um trabalho de auto- referencialidade ou meta-pintura que relaciona o mais remoto ao contemporâneo, vetando ao presente a prerrogativa da última palavra.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

MIRANDA CHEREM, Rosangela. Observações sobre os retratos em Víctor Meirelles. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 318–325, 2018. DOI: 10.5965/1808312904062009318. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14185. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais