Design, acessibilidade e inclusão: Uma investigação a partir da arte

Autores

  • maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Udesc
  • Breithner Monteiro Viana Udesc
  • Thaís Larche Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312904062009242

Palavras-chave:

design, acessibilidade, inclusão, cegos, objeto pedagógico

Resumo

Procura-se insistentemente compreender o que pode caracterizar uma inclusão social efetiva. De fato, a sociedade com suas dificuldades de abrangência tende a priorizar a maioria, com isso a minoria tem seus valores suprimidos. Abordaremos aqui uma discussão acerca das dificuldades de pessoas com deficiência visual, suas percepções estéticas e os estudos realizados para proporcionar acessibilidade. Pautamo-nos numa oficina desen- volvida com alunos com deficiência visual e videntes, na qual a pretensão foi desenvolver o ensino da arte, tornando acessível à linguagem contemporânea e realizar uma análise do desenvolvimento escolar desses alunos. Como resultado percebemos a eficácia dos Objetos Pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; MONTEIRO VIANA, Breithner; LARCHE, Thaís. Design, acessibilidade e inclusão: Uma investigação a partir da arte. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 242–249, 2018. DOI: 10.5965/1808312904062009242. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14176. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)