CULTURA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO ARTICULADOR DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

Autores/as

  • Jefferson Correia da Conceição Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124143

Palabras clave:

Palavras - chave, Educação. Aprendizagem. Cultura. Mediação.

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das contribuições dos estudos sobre a Cultura e suas modalidades no contexto escolar. Apresenta um panorama de discussões teóricas sobre Cultura a partir de diversos estudiosos do assunto. Analisa a literatura específica no que diz respeito ao histórico, objetivos, importância e atualidades acerca da temática cultural. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de documentos, alguns vídeos específicos e análise dos depoimentos dos participantes. Os resultados apresentaram percepções relevantes para adoção do tema Cultura nos estudos escolares, uma vez que, integram a cultura pessoal e do grupo dos depoentes. Concluiu-se que, mediante os estudos sobre Cultura é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os educandos com as ações pedagógicas ofertadas pela unidade escolar abordada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET - CAMPUS II - UNEB

Citas

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2014.

AYALA, Marcos; AYALA; Maria Ignes Novais. Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Ática, 2015.

AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CARVALHO NETO, Paulo de. Folclore e educação. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 2014.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: O dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2013.

MACHADO, Cristina Gomes. Multiculturalismo: Muito além da riqueza e da diferença. Rio de Janeiro: DPSA, 2012.

MORIN, Edgar. O método (parte 1). São Paulo: Sulina, 2011, p. 56-115.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - ARTE. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Brasília: MEC/SEF, 1997

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Ciattoni Ramos. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum a Consciência Filosófica. 13. ed. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2013.

SOARES, J. F., FARIAS, A. A., CESAR, C.C. – Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A., 1991.

TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. São Paulo: Àtica, 2011.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

DA CONCEIÇÃO, Jefferson Correia. CULTURA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO ARTICULADOR DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 41–60, 2023. DOI: 10.5965/259464124143. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/16995. Acesso em: 18 may. 2024.