A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E O DESENVOLVIMENTO DA ATITUDE REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS

Autores

  • Raquel Casanova dos Santos Wrege

Resumo

Esta pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Educação Estética e Ensino da Arte, versa sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais. Dentre os conceitos apresentados salientam-se a experiência estética através da arte e a ação-reflexiva. O estudo parte de uma abordagem qualitativa através de pesquisa-ação tendo como público-alvo acadêmicos do último semestre do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Objetiva compreender a relevância da reflexão, através de experiência estética por meio de discussão e da produção artística, para o desenvolvimento da formação individual como futuro arte-educador e coletiva tendo com amplitude o Curso. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990; 1992; 1999), na concepção de professor reflexivo de Schön (2000) e de ação-reflexiva segundo Perrenoud (2002).

Downloads

Publicado

2017-12-16