O Mistério da Caixa: Atividade Tecnológica e Educacional Interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0102

Palavras-chave:

educação matemática, geometria plana, teoria de Ausubel, aprendizagem significativa

Resumo

Observando os obstáculos enfrentados pelos professores de matemática, no que diz respeito a abordagem em sala, é que se pensou esse projeto. Este tem como objetivo formar ou reforçar uma base lógica para a realização da aula de geometria plana, de modo a relacionar formas simples de conhecimento comum aos objetos que serão estudados em sala de aula. Foi constatado que muitos alunos não compreendem a necessidade do ensino matemático, pois não conseguem relacionar o conteúdo estudado em sala de aula com o seu meio social. Embasados nos estudos de Marco Antônio Moreira (2006) sobre aprendizagem significativa e conceitos de David Paul Ausubel (1965) é que aplicamos a atividade “O que tem na caixa?”. Um jogo tecnológico de aprendizagem, que exemplifica os principais conceitos defendidos por Ausubel: subsunçor, estrutura cognitiva, organizadores prévios e ancoragem. Seguindo o proposto na disciplina de Psicologia de Aprendizagem da matriz curricular do curso de Licenciatura Plena em Matemática, aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém é que apresentamos esta dinâmica como um recurso e ferramenta de auxílio no ensino da disciplina Matemática.

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Biografia do Autor

Rogervan de Sousa Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Jhony Pantoja Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduando matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

Lucas da Costa Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduando matemática no nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

Suzanna Cristina Arimatea Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

SOARES, Rogervan de Sousa; FERREIRA, Jhony Pantoja; COSTA, Lucas da Costa; SANTOS, Suzanna Cristina Arimatea. O Mistério da Caixa: Atividade Tecnológica e Educacional Interdisciplinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0102, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0102. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/22551. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático "Práticas Inovadoras e Inclusivas no Ensino de Matemática"