Análise das disciplinas para o ensino da matemática nos cursos de Pedagogia nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022063

Palavras-chave:

Formação inicial, Educação Matemática, Pedagogia

Resumo

Este texto tem como proposta de discussão a formação do pedagogo para o ensino de Matemática. Esta reflexão busca responder a seguinte questão: Quais e como são as disciplinas para o ensino da Matemática nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul? O objetivo foi identificar as disciplinas de e para o ensino da Matemática. Tomando como referencial metodológico as abordagens qualitativas interpretativas, utilizou para a coleta de dados, a análise documental de todos os PPCs dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do referido estado. Os resultados da pesquisa apontaram lacunas nos programas de formação inicial dos pedagogos na área da Matemática, principalmente em relação à carga horária das disciplinas e a apropriação insuficiente dos conteúdos matemáticos a serem ensinados. Desta forma, torna-se determinante elevar a qualidade dos cursos de Pedagogia para que o pedagogo adquira conhecimentos sólidos que se convergem na melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Borin Cavalheiro, Prefeitura de Dourados, Dourados/Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação científica e Matemática pela UEMS, Professora de Educação Infantil, Prefeitura de Dourados, Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, Professora do Magistério Superior, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

Silvia Regina da Silva Cassimiro, Prefeitura de Dourados, Dourados/Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação científica e Matemática pela UEMS, Professora de Educação Infantil, Prefeitura de Dourados, Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006.

BRASIL. LEI Nº 9.394/1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

CARVALHO, Mercedes. Estágio na licenciatura em Matemática: Observações nos anos iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação Matemática, PUC-SP, São Paulo, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmago Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDU 1996 (Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino).

NACARATO, Adair Mendes (Org.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; MARIN, Angela Helena. Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, v. 25, n.1, p. 1-15, 2017.

RIBEIRO, Miguel. Brincar com intencionalidade matemática: números, suas representações e entendimentos. 1 ed. Curitiba: Appris, 2021a.

RIBEIRO, Miguel. Pensar matematicamente envolvendo diferentes formas de ver e de contar e as conexões com o pensamento algébrico. Campinas: CIEspMat Pesquisa e Formação, 2021b (Coleção CIEspMat - Formação).

RIBEIRO, Miguel; POLICASTRO, Milena. As medidas e as especificidades do conhecimento do professor para que os alunos aprendam matemática com significado. Curitiba: CRV, 2021.

TANURI, Leonor Maria. História na formação de professores. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 14, 2000. Disponível em: http://www.amped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14_06_LEONOR_MARIA_TANURI.pdf.

ZACARIAS, Sandra Maria Zen. A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade. UNOESTE: Presidente Prudente, 2008. (Dissertação de Mestrado).

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

CAVALHEIRO, Rosemary Borin; ALENCAR, Edvonete Souza de; CASSIMIRO, Silvia Regina da Silva. Análise das disciplinas para o ensino da matemática nos cursos de Pedagogia nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 63–80, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022063. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21709. Acesso em: 19 abr. 2024.