La formación estadística de los profesores de matemáticas. Caso Venezuela.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022126

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação estatística do cidadão, Currículo de matemática, Competência matemática

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a proposta de formação estatística para professores de matemática na Venezuela. A utilização da estatística no quotidiano e a sua utilidade nas diferentes áreas do conhecimento tem levado ao reconhecimento do seu valor para a educação geral de todos os cidadãos. Por esta razão, já há várias décadas, a maioria dos países incluiu estatísticas como parte do currículo de matemática do ensino fundamental e médio. Em qualquer mudança curricular, o papel do professor é essencial para o seu sucesso. Mas as instituições de formação também são importantes, que devem fazer ajustes nos currículos para formar as novas gerações de professores para ensinar os novos conteúdos. Por isso, este trabalho relata a análise dos planos de estudos para a formação de professores de matemática de duas universidades venezuelanas, com vistas a estabelecer como eles aspiram a prepará-los para o ensino de estatística e probabilidade. Os resultados indicam que a proposta de formação não parece adequada para que os futuros professores lecionem estatística no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Audy Salcedo, Universidad Central de Venezuela / Universidad Católica del Maule, Talca/Maule/Chile

Doctor en Educación, Profesor, Universidad Central de Venezuela / Universidad Católica del Maule, Talca/Maule/Chile.

Referências

BALL, Deborah L. Bridging practices: Intertwining content and pedagogy in teaching and learning to teach. Journal of Teacher Education, v. 51, p. 241-247, 2000.

BALL, Deborah L.; LUBIENSKI, Sarah. T.; MEWBORN, Denise. S. Research on teaching mathematics: The unsolved problem of teachers’ mathematical knowledge. En V. Richardson (Ed.), Handbook of research on teaching (4th ed., pp. 433-456). 2001. Washington, DC: American Educational Research Association.

BALL, Deborah L.; THAMES, Mark H.; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it so special? Journal of Teacher Education, v. 59, p. 389–407, 2008.

BARRANTES, Hugo; RUIZ, Ángel. Historia del Comité Interamericano de Educación Matemática. Bogotá: Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales. 1998

BATANERO, Carmen. Retos para la formación estadística de los profesores. II Encontro de Probabilidade e Estatística na Scola. Universidade do Minho, 2009, Braga, Portugal. https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/Formprofesores.pdf

BATANERO, Carmen. Treinta años de investigación en educación estocástica: Reflexiones y desafíos. In J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín y E. Molina-Portillo (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. 2019. www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html

BATANERO, Carmen; BOROVCNIK, Manfred. Statistics and probability in high school. Rotterdamn, The Netherlands: Sense Publishers. 2016.

BATANERO, Carmen; GODINO, Juan D. Perspectivas de la educación estadística como área de investigación. In: R. Luengo (Ed.) Líneas de investigación en Didáctica de las Matemáticas. Badajoz: Universidad de Extremadura, p. 203-226, 2005. https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/Perspectivas.pdf

BATANERO, Carmen; BURRILL, Gail; READING, Chris. Overview: challenges for teaching statistics in school mathematics and preparing mathematics teachers. In: BATANERO, Carmen, BURRILL, Gail; READING, Chris (Eds.), Teaching Statistics in School-Mathematics-Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. Springer, p. 407- 418, 2011. https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0.

BECERRA, Rosa.; MOYA, Andrés. La matemática como una perspectiva innovadora y fundamental en el nivel de Educación Básica. In Oficina Sectorial de Planificación y Presupuesto (Edit.). Ponencias y Trabajos Libres I Congreso Nacional de Educación Caracas: Ministerio de Educación, v. 207 – 216, 1989.

BEN-ZVI, Dani; MAKAR, Katie. International perspectives on the teaching and learning of statistics. In: BEN-ZVI, Dani; MAKAR, Katie (Eds.), The Teaching and Learning of Statistics. International Perspectives. New York, NY: Springer, p. 1-10, 2016.

BEYER, Walter; LEÓN, Nelly; IGLESIAS, Martha; SERRES, Yolanda. La formación del docente de matemática en Venezuela. Matua. Revista del Programa de Matemáticas, v. IV, p. 56–66. 2017.

CARRILLO, José; CLIMENT, Eric; CONTRERAS, Luis; MUÑOZ-CATALÁN, María del Carmen. Determining Specialized Knowledge for Mathematics teaching. In: UBUZ, Behiye, HASER, Çiğdem & MARIOTTI, Maria A. Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Antalya, Turkey: CERME, p. 2985 – 2994, 2013.

CAVALCANTI, Milka; GUIMARÃES, Gilda. Conhecimentos de professores dos anos iniciais (regular e EJA) sobre escala representada em gráficos. In: CONTRERAS, José M., GEA, Maria M., LÓPEZ-MARTÍN; María M.; MOLINA-PORTILLO, Elena (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019. doi: https://www.ugr.es/~fqm126/civeest/cavalcanti.pdf

CRITES, Terry; ST. LAURENT, Roy. Putting essential understanding of statistics into practice in grades 9–12. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics. 2015

ENGEL, Joachim; RIDGWAY, Jim; WEBER, Stein, Florian. Educación Estadística, Democracia y Empoderamiento de los Ciudadanos. Paradigma, v. 41, n.e1, p. 01-31. 2021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-31.id1016

ESTRELLA, Soledad, OLFOS, Raimundo & MENA-LORCA, Arturo. El conocimiento pedagógico del contenido de estadística en profesores de primaria. Educação e Pesquisa, v. 41, n.2, p. 477-493. 2015. https://doi.org/10.1590/s1517-97022015041858

FLORES, Eric; ESCUDERO, Dinazar I.; CARRILLO, José. A Theoretical Review of Specialised Content Knowledge. En: UBUZ, Behiye, HASER, Çiğdem; MARIOTTI, Maria A. (Eds.), Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Antalya, Turkey: CERME, p. 3055 – 3064, 2013.

GAL, Iddo. Adult's statistical literacy. Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v.70, n.1, p.1-25. 2002

GAL, Iddo. Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. In: BEN-ZIV, Dani & GARFIELD, Joan (Ed). The Challenge of Developing Statistical Literacy. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, p. 47-78, 2004.

HILL, Heather C., BLUNK, Merrie L., CHARALAMBOUS, Charalambos Y., LEWIS, Jennifer M., PHELPS, Geoffrey, SLEEP, Laurie; BALL, Deborah L. Mathemarical knowledge for teaching and the mathematical quality of instruction an exploratory study. Cognition and Instruction, v.26, n.4, p. 430-511, 2008.

LEÓN, Nelly. La formación del docente de Matemática en Venezuela: una acción en tiempo progresivo. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. n.15, p. 443-457, 2016.

LÓPEZ-MARTÍN, María del Mar, BATANERO, Carmen; GEA, María M. ¿Conocen los futuros profesores los errores de sus estudiantes en la inferencia estadística? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.33, n.64, p. 672-693, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a11

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Currículo Básico Nacional. Programa de Estudio de Educación Básica. Caracas: Autor. 1997.

MOLINA-PORTILLO, Elena, CONTRERAS, José Miguel, RUZ, Felipe; CONTRERAS, Javier. Evaluación de la cultura estadística en futuros profesores de educación primaria: Interpretación y argumentación de gráficos estadísticos. En: RODRÍGUEZ-MUÑIZ, Luis J., MUÑIZ RODRÍGUEZ, Laura, AGUILAR-GONZÁLEZ, Alvaro, ALONSO, Pedro, GARCÍA GARCÍA Francisco J.; BRUNO, Alicia (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXII, Gijón: SEIEM, p. 348-357, 2018.

MONTES, Miguel; AGUILAR, Álvaro; CARRILLO, José; MUÑOZ-CATALÁN, M. Cinta. MTSK: From Common and Horizon Knowledge to Knowledge of Topics and Structures. En: UBUZ, Behiye, HASER, Çiğdem & MARIOTTI, Maria A. Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Antalya, Turkey: CERME. Antalya, Turquía, p. 3185–3194. 2013.

NCTM (2006). Curriculum focal points for prekindergarten through grade 8 mathematics. Reston, VA: Autor.

PORLÁN, Rafael; RIVERO, Ana. El conocimiento de los profesores. Una propuesta formativa en el área de ciencias. Sevilla. España: Díada. 1998.

POSNER, George J. Análisis del currículo. Bogotá: McGraw-Hill. 2005

ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo; CARRILLO, José. Conocimiento Especializado de un Profesor de Matemáticas de Educación Primaria al Enseñar los Números Racionales. Boletim de Educação Matemática, v.29, n.51, p.143-166, 2015. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a08

SALCEDO, Audy, GONZÁLEZ, Jesús, SARCO LIRA, Amalio & GONZÁLEZ, Johnnalid. Maestros en formación leen e interpretan gráficos estadísticos Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.13, n.4, 2020. https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/7985

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v.57, n.1, p.1–23, 1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SHULMAN, Lee S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14. 1986. https://doi.org/10.3102/0013189x015002004

SOUZA, Josilane de & MONTEIRO, Carlos E. F. Compreensões sobre gráficos por professores de escolas no campo. Zetetike, v.28, e020005. 2020. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657061

UNA. Plan de curso. Didáctica de la Estocástica (577). Mimeografiado. 2006

UNA. Plan de curso. Introducción a la Probabilidad (737). Probabilidad (747). Mimeografiado. 2014

UNA. Plan de curso. Inferencia Estadística (738) Estadística (748). Mimeografiado. 2018

UPEL. Diseño curricular de matemática. Autor. 2015

WATSON, Jane M. Profiling teacher’s competence and confidence to teach particular mathematics topics: The case of chance and data. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 4, n.4, p. 305-337. 2001.

ZIEFFLER, Andrew, GARFIELD, Joan; FRY, Elizabeth. What Is Statistics Education? In: BEN-ZVI, Dani, MAKAR, Katie & GARFIELD, Joan (eds) International Handbook of Research in Statistics Education. Springer International Handbooks of Education. Springer, Cham. 2018. https://doi.org/10.1007/978-3-319-66195-7_2

Publicado

2022-02-18

Como Citar

SALCEDO, Audy. La formación estadística de los profesores de matemáticas. Caso Venezuela. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 126–143, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022126. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21702. Acesso em: 28 mar. 2024.