A construção de conhecimentos para o ensino de matemática nos cursos de formação inicial

Autores

  • Luciane Mulazani dos Santos UDESC/FAED
  • Elisa Henning
  • Katia Hardt Siewert
  • Sandra Cristina Martini Rostirola

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022001

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação inicial de professores, Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Conhecimentos para o ensino

Resumo

A formação inicial de professores que ensinam matemática é um tema que desperta relevantes discussões para o campo da Educação. Este artigo é um editorial de apresentação de um dossiê internacional que, a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no Chile, na Colômbia, na Venezuela e em Portugal acrescenta aos debates da área questões relacionadas com os currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e com a construção de conhecimentos, pelo professor em formação, para o ensino de matemática na Educação Básica. A reflexão sobre os dez artigos que compõem o dossiê mostra que existem semelhanças, nas diferentes realidades apresentadas, referentes à preocupação com a constituição profissional do professor e com a necessidade de mudanças nas estruturas curriculares dos cursos de formação de professores. Além mostra aspectos da história da formação inicial que ajuda na compreensão da situação vigente e na proposição de transformações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Mulazani dos Santos, UDESC/FAED

Professora Associada do Departamento de Pedagogia/FAED/UDESC, do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407, 2008.

SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacio¬nais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.

GATTI, Bernadete Angelina et al. Concepções e práticas na formação de professores e professoras* para a educação básica. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. Professores no Brasil: novos cenários de Formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.

GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

SANTOS, Luciane Mulazani dos; HENNING, Elisa; SIEWERT, Katia Hardt; ROSTIROLA, Sandra Cristina Martini. A construção de conhecimentos para o ensino de matemática nos cursos de formação inicial. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 1–9, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022001. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21697. Acesso em: 28 mar. 2024.