Percepção dos professores de atendimento educacional especializado sobre as condições físicas e materiais das salas de recursos multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0041

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, educação especial, salas de recursos multifuncionais

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca das condições físicas e materiais das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) existentes na região do Piemonte da Diamantina, Bahia. Para a coleta de dados desta pesquisa foi produzido um questionário contendo perguntas fechadas e de múltiplas alternativas. Além de favorecer a captação de opiniões dos entrevistados em opções de resposta previamente definidas, o questionário permite atingir uma grande população, um menor nível de treino de entrevistados e garante o anonimato das identidades dos sujeitos participantes. Resumindo a percepção majoritária dos docentes foi possível observar que os itens considerados bons foram: tamanho do espaço físico, quantidade de materiais para o AEE, materiais permanentes e de consumo, iluminação, ruído interno, a limpeza do ambiente e a segurança no entorno da escola onde a SRM está implantada. A acessibilidade e adaptações curiosamente ficaram divididos em bom e regular. Já a oferta de Tecnologias Assistivas foi considerada regular. Entretanto o nível de barulho externo é regular, a ventilação e a temperatura foram consideradas ruim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Bahia State University

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós - Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Referências

ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues de. Prática Pedagógica inclusiva: um estudo de caso em escola com atendimento educacional especializado (AEE) em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2014. 340 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

ALVES, Denise de Oliveira; GOTTI, Marlene de Oliveira; GRIBOSKI, Claudia Maffini; DUTRA, Claudia Pereira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.

ARAÚJO. Carolina Maia de. Condições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia. 2017. 163 p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Educação Física). Universidade do Estado da Bahia. Jacobina.

BAHIA, Território de Identidade - Piemonte da Diamantina: Perfil Sintético. Secretaria de Desenvolvimento rural. 2015.

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal, CARLOTTO, Mary Sandra, COUTINHO, Antônio Souto, PEREIRA, Daniel Augusto de Moura, AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. O ambiente que adoece: condições ambientais de trabalho do professor do ensino fundamental. Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, 18 (2): 234-42, 2010.

BITTENCOURT, Leonardo Salazar; CORRÊA, Andreia Lopes Muniz; MELO, Juliana Duarte de; MORAES, Miguel Correia de; RODRIGUES, Raquel Faião. Acessibilidade e Cidadania: barreiras arquitetônicas e exclusão social dos portadores de deficiência física. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte, 2004.

BORGES, Livia de Oliveira; COSTA, Maria Teresa Pires; ALVES FILHO, Antônio; SOUZA, Anizaura Lídia Rodrigues de; FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha; LEITE, Clara Pires do Rêgo Lobão Amorim; BARROS, Sabrina Cavalcanti. Questionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em grupos ocupacionais. Avaliação Psicológica, 2013, Vol. 12, nº 2, pp. 213-225.

BORGES, Livia de Oliveira; COSTA, Maria Teresa Pires; FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. Condições de trabalho. In P. F. Bendassolli & J. E. Borges-Andrade (Org.), Dicionário Brasileiro de Psicologia do Trabalho e das Organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2015.

BRASIL. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. 2010.

BRASIL. Decreto nº 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

BRASIL. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep, 2017.

FARIAS, Patrícia Martins. Condições do ambiente de trabalho do professor: avaliação em uma escola municipal de Salvador – Bahia. 2009, 223 p. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho), Universidade Federal da Bahia. Salvador.

GABARDO, Raianny Louisy Bahniuk; SOUZA, Nelly Narcizo de. O atendimento educacional especializado e as tecnologias assistivas para a deficiência física/neuromotora. Ensaios Pedagógicos, v. 7, n.1, Jan/Jun, 2017.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; MIRANDA, Theresinha Guimarães. Tecnologia Assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; MIRANDA, Theresinha Guimarães. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, 2012, p. 247-266.

GOMES, Nayara Ribeiro Gomes, MEDEIROS, Adriana Mesquita de, TEIXEIRA, Letícia Caldas. Condições de trabalho em professores e relação com os sintomas vocais. Anais do XXIII Congresso brasileiro e IX Congresso internacional de Fonoaudiologia. Salvador. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA/IBGE. Cidades. Em: http://www.cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/home-cidades. Acessado em 20 de janeiro de 2020.

MACENA, Janaina de Oliveira; JUSTINO, Laura Regina Paniagua; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O Plano Nacional de Educação 2014–2024 e os desafios para a Educação Especial na perspectiva de uma Cultura Inclusiva. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.26, n.101, p. 1283-1302, out./nov. 2018.

MAUCH, Carla; SANTANA, Wagner. Escola para todos: experiências de redes municipais na inclusão de alunos com deficiência, TEA, TGD e altas habilidades – Brasília: UNESCO, 2016. 100 p.

MIRANDA, Maria do Rosário Amaral Correia. O impacto da desmotivação no desempenho dos professores. 2012. 180 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Católica Portuguesa. Porto.

MIRANDA. Theresinha Guimarães; ROCHA, Naira Santos; SANTOS, Priscila Andrade dos. O papel da sala de recursos para a inclusão do aluno com deficiência. Anais do V Congresso brasileiro multidisciplinar de Educação Especial. Londrina – PR, 2009.

MISSEL, Aline. Educação inclusiva: uma reflexão acerca das dificuldades reais na inclusão de pessoas com deficiência física/motora. Revista educação em rede: formação e prática docente. [S.l.], v. 2, n. 3, out. 2013.

MOTTA, Fabrício Valentim. Avaliação ergonômica de postos de trabalho no setor de pré-impressão de uma indústria gráfica. 2009. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda, SANTOS, Jéssica Valentim. As percepções de professores acerca das condições de trabalho e sua relação com a aprendizagem profissional no início da carreira. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.

PALMA, Debora Teresa. Escolas do campo e atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional. 2016. 142 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho. Araraquara.

RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita. A inclusão do aluno com deficiência visual em contexto escolar: afeto e práticas pedagógicas. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 1, 2017.

SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos; MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.25, n. 96, p. 632-651, jul./set. 2017.

SANTOS. Jéssica Pinho dos Santos. Condições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia. 2017. 140 p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Educação Física). Universidade do Estado da Bahia. Jacobina.

SATYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007.

SILVA, Margaret do Rosário. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. 55 p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) Universidade de Brasília. Brasília – DF.

SILVA, Fabrícia Gomes da; MENEZES, Helena Cristina Soares. Ensino Regular e atendimento educacional especializado (AEE): um diálogo em construção. Anais do XI Congresso Nacional de educação. Curitiba – PR, 2013.

SILVA, Michely Stephany Fernandes da; FONSECA, Géssica Fabiely, BRITO, Max Leandro de Araújo; SHITSUKA, Ricardo; SHITSUKA, Dorlivete Moreira. As crianças com deficiência na educação infantil: concepções e práticas pedagógicas. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 13, nº 33, p. 299-315 jan./abr. 2018.

SILVEIRA, Luzia Aparecida. Política Pública e Educação Inclusiva: o lugar das salas de recursos multifuncionais – estudo de caso sobre o município de Candelária. 50 p. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Sepé – RS.

TELES, Alexandre Moura. Condições de conforto acústico em escolas do DF: efeitos sobre o professor. 2012, 91 p. Dissertação (Mestrado em Gestão e Planejamento Ambiental), Universidade Católica de Brasília. Brasília.

UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área as necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994.

VIANNA, Patrícia Beatriz de Macedo Vianna; GOMES, Jacilene Telles; GARCIA, Karine Beatriz Arnhold. Educação inclusiva: espaço físico, prática pedagógica e perspectiva da gestão educação inclusiva. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente. v. 2 n. 2, 2013. p. 50-62.

YE, Yincheng. The effect of working conditions on teacher effectiveness: value-added scores and student perception of teaching. 2016. 171 f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Education Research and Evaluation). Virginia Polytechnic Institute and State University. Blacksburg.

Downloads

Publicado

12-07-2023

Como Citar

SILVA, Osni Oliveira Noberto da. Percepção dos professores de atendimento educacional especializado sobre as condições físicas e materiais das salas de recursos multifuncionais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0041, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0041. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/e0041. Acesso em: 8 maio. 2024.