Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0004

Palavras-chave:

gestão educacional, articulação pedagógica, inclusão escolar

Resumo

Este artigo se insere no campo de estudos da educação, em específico, da educação especial com perspectiva inclusiva. Tem como objetivo analisar as possibilidades de articulação pedagógica entre o trabalho dos professores de educação especial e dos professores do ensino comum a partir da gestão escolar. Apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa unindo as características de abordagens qualitativas e quantitativas. Como instrumento para produção dos dados, foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas. Através da análise quantitativa, realizou-se a verificação quanto à concordância ou discordância das questões; e, para organização e interpretação das respostas descritivas dos participantes, fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Além das políticas públicas, os principais autores que contribuíram para estruturação do referencial teórico e das análises foram Lück (2006); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) e Zanata (2004). Destaca-se como resultado a importância de uma reconfiguração da gestão das escolas para construir espaços de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas, uma vez que momentos para reuniões pedagógicas estão sendo cada vez mais escassos e não formativos.

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Biografia do Autor

Maíra da Silva Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Atua na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Gestão Educacional (UFMS) e Licenciada em Educação Especial (UFMS). 

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) com o trabalho intitulado “O lugar das diferenças e as configurações dos espaços escolares”. Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE/UFRGS. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) com a tese “Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado”. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

XAVIER, Maíra da Silva; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0004, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0004. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15306. Acesso em: 28 mar. 2024.