A Arte Desvelada na Maturidade: Entrevista com o artista José Carlos da Rocha
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671132025265Palavras-chave:
Artes Visuais, Universidade, Pintura, Maturidade, José Carlos da RochaResumo
A entrevista apresenta reflexões do artista e pesquisador José Carlos da Rocha, doutor em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, sobre como a arte, desvelada na maturidade, impulsiona processos de formação acadêmica e científica. O diálogo percorre sua trajetória desde a economia até a pintura, evidenciando a relevância de sua produção artística, de sua pesquisa, de sua experiência na docência e de suas contribuições para o campo da arte contemporânea e do ensino em artes visuais.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 3 out. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm.
PODHORECKA, Marta et al. Attitudes Towards the Elderly in Polish Society: Is Knowledge About Old Age and Personal Experiences a Predictor of Ageism?. Psychology Research and Behavior Management, v. Volume 15, p. 95–102, 2022. Disponível em: https://www.dovepress.com/attitudes-towards-the-elderly-in-polish-society-is-knowledge-about-old-peer-reviewed-fulltext-article-PRBM.
ROCHA, José Carlos da. Experiências poéticas em arte educação com adolescentes: Centro de Internação Feminina. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. p. 242 Disponível em: https://pergamumweb.udesc.br/acervo/137791.
ROCHA, José Carlos da. Experiências poéticas em arte educação com adolescentes no centro de internação feminina. Florianópolis: UDESC, 2020, p. 211. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000084/00008458.pdf
ROCHA, José Carlos da. Harmonia e contraste da cor e a arte como experiência. 2023. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023. p. 287. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000b4/0000b453.pdf
ROCHA, José Carlos da. Museu dos objetos. Florianópolis: Editora Udesc, 2013. Disponível em: https://pergamumweb.udesc.br/acervo/138874
ROCHA, José Carlos. A cor como experiência estética em modelos didáticos. Florianópolis: Editora Udesc, 2025, p. 348. E-book ISBN 978-85-8302-251-0. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/21576
ROCHA, José Carlos. Memórias afetivas: museu dos objetos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. 55 p. (v. 1); 72 p. (v. 2). Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/123456789/12345
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giovana Zarpellon Mazo, Lucas André Marconato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.
