Momento lúdico: um experimento que traz o lúdico ao ensino acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023111

Palavras-chave:

jogos de tabuleiro, pedagogias visuais, lúdico, educação, interdsiciplinar

Resumo

Neste artigo, relata-se o “Momentos Lúdicos” para o ensino acadêmico interdisciplinar, na qual utiliza-se como base o jogo de tabuleiro “Mental Blocks”. Para tanto, esse jogo foi aplicado em cursos de Design Gráfico, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Diante disso, foi necessário enfatizar neste estudo a importância da adaptação das regras do jogo para, assim, atender às características de cada público-alvo, revelando que a ludicidade enriquece a experiência educativa, mas exige que se leve em consideração as particularidades dos alunos. Como suporte metodológico, utilizou-se da pesquisa-ação participante, de modo que o estudo tivesse um aspecto colaborativo. Sendo assim, no artigo em questão, destaca-se o papel do docente como mediador entre teoria e prática, proporcionando insights valiosos para a integração do lúdico no ensino e inspirando futuros desenvolvimentos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Barbosa Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Mestra e Doutoranda em Arte e Cultura Visual UFG, Especialista em Gestão Pública, Membro dos Grupos de Pesquisa Cultura Visual, e JOGAART - Grupo de Pesquisa em Jogos, Audiovisual, Arte e Tecnologia. 12º Colocada no Desafio LED – Pela Educação (2023). Pesquisadora na área de jogos educacionais e jogos de tabuleiro, graduada em Design de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de GO PUC GO. Servidora Pública pela UFG, Diretora da Publicidade Institucional UFG e Diretora de Comunicação da Associação de Egressos da UFG. juqueiroz@ufg.br

Thiago F. Sant'anna, Universidade Federal de Goiás

Thiago F. Sant’Anna é graduado em História e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, possui e Doutorado em História pela Universidade de Brasília, na Área de Concentração em Estudos Feministas e de Gênero; e Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual, da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás, onde atua como professor do quadro permanente. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio, vinculado à Universidade Estadual de Goiás/ Campus Cidade de Goiás.

Referências

ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias Culturais - uma cartografia das (re)invenções do conceito. Porto Alegre: [S.N.], 2016.

BATISTA, Rômulo Jorge et al. Método tradicional e estratégias lúdicas no ensino de biologia para alunos de escola rural do município de Santarém-PA, p. 1–18, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 59ª ed. Rio de Janeiro | São Paulo: [S.N.], 2019.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. [S.L.: S.N.], 2020.

HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

MOREIRA, Marília et. al. Tecnologias Educativas no Processo Formativo: discurso dos acadêmicos de Enfermagem. p. 1–7, 2019. Disponível em: HTTPS://DOI.ORG/10.5205/1981-8963-V13I01A234817P155-161-2019. Acesso em: 17/09/2023

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. Métodos e Técnicas de pesquisa em Comunicação. 2ª ed. Curitiba: Atlas, 2006. p. 125–145.

SAWYER, Micah; GILMOUR, Jonathan. Mental Blocks - The Game of Puzzling Perspectives. [s. L.: s. N.], 2016.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; GARCEZ, Edna Sheron da Costa. Um estudo do estado da arte sobre a utilização do lúdico em ensino de Química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(1), 183–214. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171183

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

QUEIROZ, Juliana Barbosa; SANT’ANNA, Thiago F. Momento lúdico: um experimento que traz o lúdico ao ensino acadêmico. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 111–123, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023111. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24532. Acesso em: 20 jul. 2024.