O estágio na formação docente em artes visuais: Entrelinhas identitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023337

Palavras-chave:

identidade docente, estágio curricular supervisionado, licenciatura em artes visuais

Resumo

Este artigo tem por objetivo discorrer acerca da formação inicial a partir de experiências na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trazendo como conceito central identidade docente (Pimenta, 1999) discute-se sobre os espaços específicos para práticas artísticas dentro das escolas e a sua influência na formação, bem como, aborda-se o projeto Entrelinhas da formação docente como uma possibilidade de reflexão poética sobre o construir e reconstruir-se professor. Neste âmbito, os autores Freire (1997) e hooks (2020) são abordados tecendo um diálogo com a perspectiva de uma pedagogia engajada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Nunes Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda da Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista de monitoria na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, ministrada pela professora Dra. Tharciana Goulart da Silva. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4293199002706174. Email: laraanunesr@gmail.com

Tharciana Goulart da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora adjunta no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UDESC, atua nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Doutora em Ensino das Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC (2022). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6262703963941419. Email: tharcianagoulart@gmail.com

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1997. 144 p.

HOOKS, Bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020. 294 p.

INGOLD, Tim. Linhas: uma breve história. 1ª edição, Petrópolis: Editora Vozes, 2022. 225 p.

JERÔNIMO, Fernanda Bernardino. Análise sobre a produção dos TCCs do Curso de Pedagogia da UFSC: desafios, permanências e tensões (2013 - 2015). 2015. 62 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

BRASIL. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. - Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)

SILVA, Tharciana Goulart da. Coletas docentes: uma leitura a/r/tográfica. 2022. 338 f. Tese (Doutorado) - Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais, Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

RODRIGUES, Lara Nunes; SILVA, Tharciana Goulart da. O estágio na formação docente em artes visuais: Entrelinhas identitárias. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 337–348, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023337. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24311. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica