Caracterização Cênica: um relato sobre processos de ensino-aprendizagem-criação de maquiagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669051020250701

Palavras-chave:

caracterização cênica, maquiagem, táticas artístico-pedagógicas

Resumo

Este texto compartilha minha experiência de docência na disciplina Caracterização, oferecida no curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos anos de 2017 e 2018. A escrita contextualiza o relato e apresenta o caminho proposto por mim para ensinar-aprender-criar caracterização cênica, em específico a maquiagem, no ensino superior. Além disso, evidencia os exercícios propostos e as táticas artístico-pedagógicas elaboradas, articulando conhecimentos sobre maquiagem com diferentes aspectos da encenação teatral e das práticas pedagógicas em Teatro. Para tanto, são utilizados como material de apoio os registros fotográficos das aulas e dos trabalhos finais desenvolvidos pelas turmas ao longo dos semestres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Larcher, Universidade Federal do Espírito Santo

Lucas Larcher é artista-docente-pesquisador, atuando como Professor de Arte do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e como Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Artes - Mestrado Profissional (ProfArtes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutorando e Doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Artes e graduado em Teatro pela UFU, com bolsa sanduíche no exterior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Évora (UÉ), em Portugal.

Referências

BRASIL. Decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978. Regulamenta a Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que dispõe sobre as profissões de artista e de técnico em espetáculos de diversões, e dá outras providências.

DENNY, Marcelo. Funções expressivas e comunicativas da maquiagem na arte teatral. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2004.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

HALLAWELL, Philip. Visagismo – harmonia e estética. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

LAPLAGNE, Roberto. Maquiagem teatral: uma experiência metodológica de ensino na licenciatura em Teatro. Tese de Doutorado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2015.

LAPLAGNE, Roberto. A maquiagem de Claudete Elóy na companhia de teatro da UFBA nas montagens: Na selva das cidades; A mulher sem pecado; e Hedda Gabler. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2007.

MAGALHÃES, Mona. Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica. Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.

MAGALHÃES, Mona. Caracterização Teatral: uma arte a ser desvendada. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson. Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

MAGALHÃES, Mona. Um rosto para a personagem: o processo criativo das maquiagens do espetáculo teatral “Partido”, do Grupo Galpão. Dissertação de Mestrado em Ciência da Arte, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.

MOLINOS, Duda. Maquiagem. São Paulo: Senac, 2010.

MORAES, Márcia Cristiane Dall Oglio de. O efeito de real e o efeito teatral: reflexões sobre o lugar da maquiagem no teatro ocidental. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo, Perspectiva, 2015.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. São Paulo: SENAC-SP, 2009.

RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena. São Paulo: SENAC, 2013.

SILVA, Renata Cardoso da. O Mambembe: uma experiência de criação de maquiagem na formação de atores. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

VIVAS, Jesus. A maquiagem no processo de construção do personagem. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004

Downloads

Publicado

31-12-2025

Como Citar

LARCHER, Lucas. Caracterização Cênica: um relato sobre processos de ensino-aprendizagem-criação de maquiagem. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5965/27644669051020250701. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27094. Acesso em: 22 fev. 2026.