Ouvir Cores da Luz : Audiodescrição e uma aula de iluminação cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240202

Palavras-chave:

audiodescrição, ensino de iluminação cênica, deficiência visual

Resumo

Este relato apresenta uma proposta de aula virtual de iluminação cênica, elaborada a partir do cruzamento de temas de estudos de poética da luz e das palavras e expressões que descrevem fenômenos da luz natural, a partir do roteiro de audiodescrição para o audiovisual: Caravana Time Lapse - Parque Nacional do Itatiaia, elaborado pela audiodescritora Bell Machado, com a consultoria de Emmanuelle Alkmin. Trago extratos do texto do roteiro para analisar como as cores e outros aspectos das atmosferas luminosas foram elaborados pela audiodescrição do filme.  O conceito de cronotopo em Mikhail Bakhtin (2020) traz uma inspiração teórica para observarmos os movimentos temporais e espaciais, das imagens do filme em consonância às escolhas semânticas do texto. Tais criações verbais desta audiodescrição exemplificam o cronotopo da luz na montanha durante um ciclo, que vai do nascer do sol à noite profunda, destinado à fruição de pessoas cegas ou com baixa visão. Destaco as palavras que descrevem cores, nuances de sombras e refrações sobre uma topografia que interage com condições meteorológicas e atmosféricas do Parque. Exploro o potencial de uma síntese didática, entre audiodescrição e luz natural, enfatizando uma leitura de cada cronotopo de movimentos e momentos do texto. Faço inferências relacionando nomenclaturas das duas linguagens: a verbal da audiodescrição e a visual da aula de iluminação cênica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Maria Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo PPGED/UFRN na linha de pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais com a tese: AS LUZES E AS PALAVRAS: Um percurso didático para a audiodescrição da iluminação teatral. Professora efetiva no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Licenciada em Educação Artística/Teatro pela mesma ECA -USP. No CENOTEC - Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena, desenvolve materiais didáticos para o ensino de Iluminação Cênica, Sonoplastia e outras linguagens vinculadas às tecnologias da cena.

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia com mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação (UFRN). Pós-Doutorado com um estudo sobre teatro e audiodescrição (UECE). Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Professor do Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Educação Especial e Artes Cênicas da UFRN. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes do Centro de Educação/UFRN.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16452: Acessibilidade na comunicação. Audiodescrição. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

ADERALDO Marisa; MASCARENHAS, Renata; ALVES, Jefferson et.al. Pesquisas teóricas e prática aplicadas em audiodescrição. Natal: EDUFRN, 2016.

ALVES, Jefferson. A audiodescrição e as tecnologias da cena: o espetáculo teatral (re)visto pela palavra. In: ADERALDO, Marisa Ferreira. Et ali. (Orgs). Pesquisas teóricas e práticas aplicadas em audiodescrição. Natal/RN: EDUFRN, p. 44-60, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

BAKHTIN, Mikhail. As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. A Coautoria do audiodescritor consultor na performance da audiodescrição poética. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2023. 333f.

FRANCO, Eliana. SILVA, Manoela. Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In: MOTTA; ROMEU FILHO. (orgs): Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. p.23-42.

FIGUEIREDO, Laura M. Iluminação cênica: espaço, luz e corpos em foco. Florianópolis: Urdimento. v.1, n.31. p 152-161, 2018.

FRYER, Louisie. Putting it into words: the impact of visual impairment on perception, experience and presence. Tese (Doutorado) – Goldsmiths College, University of London: London, 2013.

MACHADO, Isabel P.R. A parte invisível do olhar audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras – uma possibilidade de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, 2015.

MACHADO, Belll; ALKIMIN, Emmanuelle. Caravana Time Lapse: Parque Nacional do Itatiaia. Audiodescrição, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=irMHv0emt2A. Acesso em 20 de maio de 2024.

MASZEROWSKA, Anna; MATAMALA, Anna; ORERO, Pilar. Audio description. New Perspectives Illustrated. Amsterdam: Benjamins, 2014.

MIANES, Felipe Leão. Consultoria em audiodescrição: contando o que os olhos não podem ver. In: SALASAR, Desirée Nobre; MICHELON, Francisca Ferreira (Org). Acessibilidade cultural: atravessando fronteiras. Pelotas: Editora da UFPel, 2020. p.230-243.

MOTTA, Lívia; ROMEU FILHO, Paulo. Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

MOTTA, Lívia. Audiodescrição na Escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.

NEVES, Josélia. Imagens que se ouvem. Instituto Politécnico de Leiria, 2011.

ORERO, Pilar. Film reading for writing audio descriptions: a word is worth a thousand images. In: PEREGO, Elena. Emerging topics in translation: audio description, Trieste, EUTEd izioni Università di Trieste, 2012. p. 13-28.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 1 e Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 57, jul./ago. 2007, p. 8-16.

SNYDER, Joel. Audio description: the visual made verbal. In: International Congress Series 1282 935-939, Elsevier, 2005.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

FIGUEIREDO, Laura Maria; ALVES, Jefferson Fernandes. Ouvir Cores da Luz : Audiodescrição e uma aula de iluminação cênica. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240202. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/25636. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cor em Cena