Corpo_camadas: um relato criativo do GruMa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020420220701

Palavras-chave:

criação colaborativa, processos criativos, artes híbridas, pesquisa artística, arte e tecnologia

Resumo

O presente artigo-relato tem como motivação principal discutir os processos artísticos colaborativos a partir de um texto coletivo dos artistas-pesquisadores envolvidos na criação da performance Corpo_camadas. Entendemos como principal contribuição deste relato a possibilidade de abertura de diálogo com outros artistas nos desafios que nascem da elaboração de uma performance multimídia, onde os actantes-sujeitos, além de buscar convergências entre as diversas linguagens, também precisam se lançar à tarefa de se colocar pessoalmente em funções e ações inventivas e interpretativas que não fazem parte necessariamente de suas práticas enunciativas habituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cardoso Bonin, Universidade de São Paulo

Doutorando e Mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em Música na Faculdade de Artes do Paraná (UNESPR).

Beatriz Rodrigues de Oliveira, Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Música Com Habilitação em Instrumento. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Camille Laurent

Possui graduação em arquitetura pela école nationale superieure d'achitecture Paris Val de Seine (2013).

Eliane Tokeshi, Universidade de São Paulo

Bacharel em Música - Bacharelado em Instrumento - Violino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Graduou-se em Mestrado em Música - Execução em Violino pela Boston University (1996) e Doutorado em Música - Execução em Violino pela Northwestern University (1999) com bolsa da CAPES. Atualmente é professora Livre Docente no ensino superior da Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes.

Juliana Di Fiori Pondian, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português/Grego pela Universidade de São Paulo (2006), graduação em Licenciatura em Português pela Universidade de São Paulo (2012), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2016).

Karine Viana Domingos, Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Música Com Habilitação em Instrumento. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Lucas Raimundo, Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Bacharelado em Música - Clarineta. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Lucia Nogueira Esteves, Universidade de São Paulo

Mestranda em Processos de Criação Musical e graduanda do curso de Composição Musical pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo. É Bacharel em História pela mesma universidade.

Luís A Eugênio Afonso Montanha, Universidade de São Paulo

É Doutor em Práticas Interpretativas pela UNICAMP-SP (2006). Desde 1992, é Professor de Clarinete/Clarone e Música de Câmara no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Micael Antunes da Silva, Universidade Estadual de Campinas

É aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

Samuel Oliveira Takehara, Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Música Com Habilitação em Instrumento. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Silvio Ferraz Mello Filho, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

Ricardo de Figueiredo Bologna, Universidade de São Paulo

É Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharelado na UNESP, Mestrado na "Haute École de Musique de Genève","Artist Diploma" no "Rotterdam Conservatorium" e Doutorado pela UNICAMP

Referências

BONIN, G. Musical Enunciation: the modes of temporal existence in Iannis Xenakis. In: Atenas. Xenakis 22: Centenary International Symposium. Atenas: Spyridon Kostarakis, 2022. v.1. p. 43-53.

BONIN, G. Modos de contato na música cênica contemporânea. Estudos Semióticos, São Paulo, 2019. 166-182.

BRAGAGNOLO, B.; DALTRO, E.; SANCHEZ, L. P. Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea. Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2022.

FITCH, F.; HEYDE, N. ‘Recercar’ – The Collaborative Process as Invention. Twentieth-century music, v. 4, n. 01, p. 71–95, mar. 2007.

LIGETI, G.; BERNARD, J. W. States, Events, Transformations. Perspectives of New Music, v. 31, n. 1, p. 164, 1993.

RAY, S. Colaborações compositor-performer no Século XXI: uma idéia de trajetória e algumas perspectivas. In: XX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA. Anais do XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Florianópolis: 2010.

SILVA, I. A. Figurativização e Metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

BONIN, Gustavo Cardoso et al. Corpo_camadas: um relato criativo do GruMa. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–31, 2022. DOI: 10.5965/27644669020420220701. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22799. Acesso em: 28 mar. 2024.