Vacas F1 Holandês x Zebu no terço final de gestação apresentam adaptação fisiológica quando criadas no ambiente semiárido

Autores

  • Thamara Amaral Diniz Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Cinara da Cunha Siqueira Carvalho Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Heberth Christian Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Anna Luísa de Oliveira Castro Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Kátia Cristiane Borges Pereira Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Maria Cecília Magalhães Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Thaís Emanuele Soares Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml
  • Jordana Carvalho Menezes Universidade Estadual de Montes Claros image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711612017070

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Ambiência, Bovino leiteiro, Heterose.

Resumo

O trabalho teve como objetivo verificar a adaptabilidade, por meio das respostas fisiológicas de vacas F1 HxZ, durante o terço final de gestação, criadas no semiárido mineiro. Foram utilizadas 10 vacas F1 HxZ, todas de quarta gestação. Para caracterizar o ambiente climático foram realizadas coletas diárias de temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade do vento, para possibilitar o cálculo do Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU) e da Carga Térmica Radiante (CTR). Os parâmetros fisiológicos analisados foram: frequência respiratória, temperatura retal e temperatura da superfície corporal, às 10:00 e 15:00 horas. Os testes de adaptabilidade utilizados foram: Índice de tolerância ao calor (ITC) e coeficiente de tolerância ao calor (CTC). O ambiente climático esteve fora das condições de conforto térmico no período da tarde. Houve diferença significativa (P<0,05) para os valores de parâmetros fisiológicos, contudo, essas respostas estiveram dentro da faixa de conforto recomendados para animais mestiços. Os testes de adaptabilidade confirmaram que os animais apresentam adaptação ao ambiente do semiárido mineiro, apresentando diferenças (P<0,05), de CTC entre o horário das 10:00 h (2,52) e 15:00 h (2,64), e o ITC apresentou uma média de 9,64, valor aproximado do índice 10. Conclui-se que, as vacas F1 HxZ no terço final de gestação são adaptadas ao clima semiárido mineiro, por não alterar o comportamento fisiológico diante das adversidades do ambiente climático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thamara Amaral Diniz, Universidade Estadual de Montes Claros
    Zootecnista, UNIMONTES
  • Cinara da Cunha Siqueira Carvalho, Universidade Estadual de Montes Claros
    Engenheira Agrícola (UFLA), Mestrado em Construções Rurais e Ambiência (UFLA), Doutorado e Pós-doutorado em Construções Rurais e Ambiência (UFV). Atualmente, professora de Ambiência, no curso de pós-graduação em Zootecnia, na Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Heberth Christian Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros
    Acadêmico em Zootecnia - UNIMONTES
  • Anna Luísa de Oliveira Castro, Universidade Estadual de Montes Claros
    Graduação e Mestrado em Zootecnia - UNIMONTES
  • Kátia Cristiane Borges Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros
    Graduação e Mestrado em Zootecnia - UNIMONTES
  • Maria Cecília Magalhães Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros
    Acadêmica em Zootecnia - UNIMONTES
  • Thaís Emanuele Soares, Universidade Estadual de Montes Claros
    Mestranda em Zootecnia - UNIMONTES
  • Jordana Carvalho Menezes, Universidade Estadual de Montes Claros
    Mestranda em Zootecnia - UNIMONTES

Downloads

Publicado

2017-03-09

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Animais e Produtos Derivados

Como Citar

Vacas F1 Holandês x Zebu no terço final de gestação apresentam adaptação fisiológica quando criadas no ambiente semiárido. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 16, n. 1, p. 70–75, 9 mar.2017.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)