PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE-SE: UMA EXPERIÊNCIA EM CUIDADO TRANSPESSOAL

Aline Mello da Silva, Alexandre Vicente Silva, Gabriela Faria Ferreira Lobo, Gabriella Novaes de Andrade, Marcia Maria dos Santos Americano Reis

Resumo


O Saúde-se é um Projeto de Extensão desenvolvido há treze anos pela Oficina de Criação da Faculdade de Enfermagem (FENF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), constituindo um espaço de cuidado, destinado à comunidade interna e externa à UERJ, por meio de terapias não convencionais que utilizam saberes milenares alicerçados em culturas que compreendem o processo saúde/doença na perspectiva da integralidade do ser humano.
O Saúde-se tem como objetivos: oferecer práticas de cuidado ao ser humano através de terapias não-convencionais; proporcionar mais um campo de pesquisa no âmbito da UERJ para a validação destas práticas e servir como campo de prática de ensino aos docentes da FENF-UERJ através de atividade extensionista; fornecer um espaço de cuidado que possibilite à clientela atendida o conhecimento de si mesma e da utilização de saberes e práticas que visem transformar a sua realidade, vislumbrando a mudança de sua saúde e de sua qualidade de vida.
O Projeto Saúde-se, atualmente, contempla as seguintes terapias não-convencionais: Terapia REIKI, Terapia Floral e Acupuntura. Contamos com dois terapeutas florais, um terapeuta reikiano e um acupunturista, onde cada um destina aproximadamente, cinco horas semanais para os atendimentos. Atendemos mensalmente, em média quarenta pessoas, previamente agendadas, por modalidade, excetuando-se os atendimentos extras.

Texto completo:

PDF


UDESC em Ação. ISSN: 1982-7776 Indexada em: Ibict | Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=search&Itemid=109&searchword=udesc%20em%20a%E7%E3o