Arte pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

imagens urbanas, arte e escultura pública, cidade e comunidades urbanas

Resumo

O trabalho tem como objeto de estudo as imagens urbanas no campo da arte pública. O estudo caracteriza como a escultura cívica de lógica monumental perdeu relevância diante das transformações sociais do Brasil contemporâneo. De modo geral, é possível dizer que a luta pelo direito à cidade redefiniu o papel das imagens urbanas. Nos dias atuais, a arte pública na cidade participa da afirmação de identidades urbanas, de poderes locais e de forças comunitárias. Nesse contexto arte e ‘favela’ se encontraram na cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Knauss Mendonça, Fluminense Federal University

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). É professor do departamento de História e do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e exerce a função de Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2009-06-18

Como Citar

MENDONÇA, Paulo Knauss. Arte pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 17–29, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/717. Acesso em: 28 mar. 2024.