Apropriações de alunos do ensino médio quanto à história da cidade de Londrina-PR

Autores

  • Márcia Elisa Teté Ramos Universidade Estadual de Maringá- UEM

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180308192016060

Resumo

Pretende-se divulgar resultados da pesquisa sobre como jovens estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Londrina - PR se apropriam da história/memória da cidade. Retomam-se os três estudos realizados segundo a “teoria fundamentada” (Grounded Theory): estudo exploratório (com Grupo Focal e brainstorming), estudo piloto (história hipotética) e estudo principal (netnografia). Este último, destacando duas questões que implicavam em análise de fontes históricas pelos estudantes. Utilizam-se como referenciais dois campos investigativos diferentes, mas interdependentes em alguns pontos: Didática da História e Educação Histórica. As ideias históricas dos alunos remetem à permanência de uma História Oficial/Tradicional sobre a cidade, mas nos mostra a potencialidade para a explicação histórica quando se tem possibilidade de debate, imaginação histórica capaz de construir empatia e interpretação comparativa de fontes históricas.

 

Palavras-chave: História; Ensino Médio; Estudo e Ensino; Londrina (PR); Cidades e Vilas.

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Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1988) e mestrado em Educação - História da Educação - pela Universidade Estadual de Maringá (1991). É doutora em Educação - História da Educação - na Universidade Federal do Paraná (2009). Fez pós-doutorado na USP em 2014-2015 sob sueprvisão da Profª Drª Kátia Abud. É professora de Metodologia e Prática do Ensino de História na Universidade Estadual de Maringá e do programa de pós-graduação em História Social da Unviersidade Estadual de Londrina. è professora do profhistoria da UEM.  Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história da educação, currículo, história pública, metodologia do ensino de história e cultura midiática.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

RAMOS, Márcia Elisa Teté. Apropriações de alunos do ensino médio quanto à história da cidade de Londrina-PR. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 19, p. 60–95, 2016. DOI: 10.5965/2175180308192016060. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308192016060. Acesso em: 28 mar. 2024.