Alguns lugares de memória de processos diaspóricos: narrativas de mulheres brasileiras e argentinas na Itália contemporânea

Autores

Palavras-chave:

memória, identidade, imigração internacional, representações, diáspora

Resumo

As experiências migratórias, como parte de processos de reelaboração identitária próprios das dinâmicas diaspóricas, trazem consigo a construção de novas relações entre o “eu” e os “outros”. De fato, as formas de autorrepresentação e de vivência do espaço-tempo sofrem uma sensível transformação, produzindo indivíduos hibridizados. Esse processo, típico do fenômeno imigratório, de contato e confronto com novas alteridades, enriquece e aprofunda uma dinâmica de recriação de lugares de memória que se vinculem à nova realidade. O objeto central do presente artigo é, justamente, buscar identificar e narrar alguns espaços mnemônicos que foram se construindo ao longo dos últimos dez anos de imigração sul-americana na Itália, levando em conta as vivências de mulheres brasileiras e argentinas. Percebe-se que alguns lugares – locais físicos ou experiências individuais ou coletivas – acabaram ocupando uma dimensão especial nas narrativas da imigração, transformando-se em parte de uma liturgia mnemônica da vivência diaspórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENEDUZI, Luís Fernando. Mal di paese: as reelaborações de um vêneto imaginário na ex-colônia de Conde d’Eu (1884-1925). Porto Alegre: PGHist./UFRGS, 2004 (Tese de Doutorado).

BONIFAZI, Corrado. L’immigrazione straniera in Italia. Bolonha: il Mulino, 2007.

HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Édition Albin Michel, 1994.

ISNENGHI, Mario. I Luoghi della Memoria: simboli e miti dell’Italia unita. Roma: Editori Laterza, 1996.

NAMER, Gérard. Les cadres sociaux de la mémoire. In: RUANO-BORBALAN, Jean-Claude (org.). L’histoire aujourd’hui. Auxerre: Sciences Humaines Éditions, 1999, p. 349-352.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. In: RUANO-BORBALAN, Jean-Claude (org.). L’histoire aujourd’hui. Auxerre: Sciences Humaines Éditions, 1999, p. 343-348.

RICOEUR, Paul. La memoria, la storia, l’oblio. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2003.

VECCHI, Roberto. Barbárie e Representação: o silêncio da testemunha. In: PESAVENTO, Sandra (Org.) Fronteiras do Milênio. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001, p. 71-94.

Entrevistas

AHE. Entrevista realizada em 08 de novembro de 2004, em Loro Ciufenna (Arezzo). Conservada no áudio-arquivo sobre as migrações entre a Europa e a América Latina, Gênova.

VBK. Entrevista realizada no dia 16 de novembro de 2004, em Terranuova Bracciolini (Arezzo). Conservada no áudio-arquivo sobre as migrações entre a Europa e a América Latina, Gênova.

PILM. Entrevista realizada em 29 de novembro de 2004, em San Giovanni Valdarno. (Arezzo). Conservada no áudio-arquivo sobre as migrações entre a Europa e a América Latina, Gênova.

Downloads

Publicado

2009-12-14

Como Citar

BENEDUZI, Luis Fernando. Alguns lugares de memória de processos diaspóricos: narrativas de mulheres brasileiras e argentinas na Itália contemporânea. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 03–20, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1836. Acesso em: 29 mar. 2024.